Segunda, 09 Novembro 2015 11:21

ABPA articula setor contra efeitos da Greve dos Caminhoneiros

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) está articulando entidades e empresas associadas com o objetivo de traçar estratégias para enfrentamento dos efeitos da Greve dos Caminhoneiros, iniciada hoje em estradas de diversos estados do país.

Neste sentido, a entidade – que representa o setor agroindustrial da avicultura e da suinocultura do país – estabeleceu um comitê de crise, que realizará levantamentos dos impactos e efetivará medidas para viabilizar a entrega de insumos nas granjas, o transporte de animais para o abate e de produtos para distribuição no mercado interno e para as exportações.

A grande preocupação, conforme o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, é que se repitam os graves efeitos da última paralisação, ocorrida em fevereiro.  Na ocasião, cargas não puderam ser entregues, portos pararam, agroindústrias suspenderam abates e os estoques ficaram lotados.  Os prejuízos superaram R$ 700 milhões.

“O mês de novembro será crucial para o setor recuperar perdas com a primeira greve dos caminhoneiros, além da paralisação dos trabalhos dos fiscais federais agropecuários, ocorrida entre setembro e outubro.  Neste mês, grandes importadores, como a Rússia, elevam suas importações para formação de estoques para enfrentar o inverno, quando a atividade de portos é suspensa devido ao frio e ao gelo.  A paralisação tem efeitos perversos no setor e, neste momento, tememos que sejam ainda piores que os que sofremos no início do ano.  Esperamos, por isto, uma rápida ação por parte do Governo”, destaca Turra.

Diariamente, os exportadores de carne de frango embarcam, aproximadamente, 15 mil toneladas de frango, gerando receita de US$ 24,8 milhões.  De carne suína, são 2,7 mil toneladas diárias, com receita de US$ 5,5 milhões.

Fonte: ABPA