Terça, 03 Dezembro 2019 09:42

ABCS conquista publicação da IN 48 em 2019

Com o objetivo de sempre buscar melhorias para a suinocultura nacional, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) há alguns anos vem trabalhando pela regulamentação da Instrução Normativa (IN) 48/2019 e no final deste segundo semestre, com o esforço do setor produtivo, a norma foi publicada no Diário Oficial da União pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A IN 48 regulamenta o destino dos resíduos da produção pecuária de forma sanitariamente segura.

A norma estabelece regras para o recolhimento, transporte, processamento e destinação de animais mortos e resíduos da produção pecuária. Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a normativa facilitará a logística para a retirada dos animais, pois só a compostagem não estava sendo suficiente. “A IN 48 vem ao encontro da necessidade dos produtores de suínos e eu acredito que atenderá os suinocultores brasileiros. Com certeza foi um avanço, uma conquista para a produção nacional”.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)