Segunda, 17 Julho 2017 14:47

Presidente da ASES participa de Inauguração de Unidade Armazenadora da Conab

DSC 0327

O Presidente da Associação de Suinocultores do Espírito Santo, José Puppin e diversas outras autoridades estiveram em Cachoeiro de Itapemirim no dia 14/07, para inauguração de Unidade Armazenadora promovida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O imóvel que pertencia ao Instituto Brasileiro do Café (IBC) foi incorporado ao patrimônio da Conab em 2013 e seu funcionamento só foi possível graças a uma parceria da Superintendência Regional da Conab no Espírito Santo com a Prefeitura de Cachoeiro, que cedeu máquinas, implementos e mão de obra para a reforma do espaço.

DSC 0307

A unidade tem capacidade para armazenar 30 mil toneladas de grãos. Através da iniciativa, serão beneficiados pequenos criadores de aves e suínos da região sul do Espírito Santo, além da região do norte do Rio de Janeiro e de municípios da Zona da Mata de Minas Gerais, por meio da comercialização do milho pelo Programa de Vendas em Balcão.

DSC 0312

O Presidente da Associação de Suinocultores do Espírito Santo, José Puppin, vê na iniciativa um ótimo recurso para o benefício do pequeno produtor. “Acredito que este espaço terá uma grande importância para o pequeno e médio produtor de suínos e aves da região sul de nosso estado. Sabemos que o Espírito Santo não é um produtor de milho e por isso os produtores se vêem obrigados a buscar o grão da região Centro-Oeste, na maioria das vezes através do transporte rodoviário. A partir de agora, o pequeno produtor que não possui condições de arcar com os custos dessa operação terá a oportunidade de adquirir o insumo direto desta Unidade Armazenadora, de maneira mais prática, e mais barata, enfatizou.

DSC 0374

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Vitor Coelho se mostrou muito feliz com a reabertura dos galpões. “Fico muito feliz por estarmos reabrindo estes galpões, pela Conab estar trazendo de volta para Cachoeiro essa conquista tão importante, não só para o nosso município, mas também para todo o sul do Estado, para todos os produtores. Através dessa iniciativa serão envolvidos mais de 7.000 produtores rurais e tenho certeza que isso vai impulsionar cada vez mais o agronegócio da região sul, bem como também do Estado, trazendo grandes benefícios aos nossos produtores”, afirmou.

DSC 0346

O Superintendente da Conab no Espírito Santo, Brício Alves Santos Júnior explica como se deu a realização deste projeto. “Essa unidade nasceu de uma parceria entre a Conab, a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Selita, representantes da suinocultura, avicultura e demais setores da agricultura. O lançamento desta unidade vai de encontro ao momento econômico da região sul do estado, trazendo com isso a garantia do abastecimento de milho para os pequenos produtores deste local. Este espaço será uma espécie de incubadora para estes pequenos produtores que terão a partir deste momento uma grande oportunidade para o desenvolvimento de sua produção”, disse.

Brício explicou ainda quais serão os maiores beneficiados através do armazém. “Serão atendidos mais de 7.000 produtores compreendidos na região sul, norte e noroeste fluminense, zona da mata mineira e Caparaó. A unidade tem espaço para armazenamento de 30 mil toneladas, podendo além de armazenar o milho do centro-oeste de nossos estoques públicos do Governo Federal, atender também as políticas do café arábica e conilon. O município de Cachoeiro de Itapemirim passa agora a ser referência em abastecimento para essas regiões”, finalizou.

DSC 0376

Fonte: ASES