Segunda, 02 Outubro 2017 11:07

Ações da Semana Nacional da Carne Suína são realizadas no Espírito Santo

Alcatra completa1

Iniciada em 2013, a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) é promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos - ABCS em parceria com o Sebrae Nacional e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e tem como objetivo principal incentivar o aumento do consumo da proteína e trazer sustentabilidade para a cadeia de suínos. No Espírito Santo as ações são realizadas pela ABCS em parceria com a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES).

Durante esta semana serão desenvolvidas ações de capacitação de estudantes do curso de gastronomia, treinamento de profissionais da suinocultura além de um evento voltado para degustação de pratos feitos à base da proteína.

Desde ontem (01/10), estão sendo veiculados durante a grade de programação da Rede Gazeta (filiada Rede Globo no Espírito Santo), VT’s com ênfase na estimulação do consumo da carne suína. Esta ação é realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES), Frigorífico Cofril, Frigorífico Mosquini e Frigorífico Zucoloto. Também estão sendo veiculadas matérias sobre a saudabilidade da carne suína em jornais de grande circulação do Estado.

Nesta segunda-feira (02), acontece na Universidade de Vila Velha (UVV) a palestra “Carne Suína: Sabores do Brasil”, voltada para estudantes do curso de gastronomia da instituição. O evento tem enfoque na apresentação da versatilidade da carne suína e suas combinações surpreendentes e saborosas com ingredientes e produtos nacionais. A palestra será ministrada por Raquel Novaes, 3ª colocada no Masterchef 2016.

Na terça-feira (03), acontece no Frigorífico Zucoloto em Viana, o treinamento em Bem-Estar Animal da Produção de Suínos, módulo “Frigorífico – Bem-Estar Animal aplicado à Recepção e Abate de Suínos com Garantia de Qualidade”. O evento é destinado a gerentes e líderes dos setores de descarga, recepção, controle de qualidade e abate (insensibilização e até inspeção).

Na quarta-feira (04), acontece na Casa do Adubo de Venda Nova do Imigrante, o treinamento em Bem-Estar Animal da Produção de Suínos, módulo “Transporte – Bem-Estar Animal Aplicado ao Embarque e Transporte de Suínos”. O evento é destinado a colaboradores da terminação e transportadores de Suínos.

Na quinta-feira (05), acontece no Frigorífico Mosquini em Vargem Alta, o treinamento em Bem-Estar Animal da Produção de Suínos, módulo “Frigorífico – Bem-Estar Animal aplicado à Recepção e Abate de Suínos com Garantia de Qualidade”. O evento é destinado a gerentes e líderes dos setores de descarga, recepção, controle de qualidade e abate (insensibilização e até inspeção).

Na sexta-feira (06), acontece no Frigorífico Cofril em Atílio Vivácqua, o treinamento em Bem-Estar Animal da Produção de Suínos, módulo “Frigorífico – Bem-Estar Animal aplicado à Recepção e Abate de Suínos com Garantia de Qualidade”. O evento é destinado a gerentes e líderes dos setores de descarga, recepção, controle de qualidade e abate (insensibilização e até inspeção).

No domingo (08), acontece a partir das 11h no Restaurante Mosquini em Vargem Alta, a 5ª edição do Festival do Leitão, onde os participantes têm a oportunidade de experimentar diversos pratos feitos à base de carne suína. A atração que já se tornou um evento tradicional local reúne muitas famílias da região sul e serrana do Estado. O objetivo maior é destacar a carne suína, como também a atividade de suinocultura do Espírito Santo. Os ingressos podem ser comprados no local.

Fonte: ASES