Terça, 06 Fevereiro 2018 11:02

Exportações de carne de frango totalizam 330 mil toneladas em janeiro

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que os embarques de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 330,9 mil toneladas em janeiro. O saldo é 8,8% inferior ao obtido no mesmo mês de 2017 (com 362,9 mil toneladas), mas supera em 3% o desempenho de dezembro do ano passado (321,1 mil toneladas).

Em receita, o saldo total das exportações chegou a US$ 521,9 milhões, número 13,3% menor que os US$ 601,7 milhões obtidos em janeiro do ano passado, e 0,1% inferior ao resultado de dezembro, com US$ 522,5 milhões.

“As exportações de janeiro deste ano apresentaram excelente desempenho quando comparamos com o histórico dos embarques registrados no período, exceto diante dos números de janeiro de 2017, quando houve uma alta histórica. As vendas para os Emirados Árabes Unidos, Japão e África do Sul foram os destaques positivos neste início de ano”, analisa Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.

Carne suína in natura – As exportações de carne suína in natura totalizaram 45,2 mil toneladas em janeiro deste ano, volume 17% inferior às 54,5 mil toneladas embarcadas em janeiro de 2017, mas 3% superior ao volume embarcado em dezembro, de 43,9 mil toneladas.

Com isto, a receita das vendas do primeiro mês de 2018 chegou a US$ 97,5 milhões, número 21,8% menor que os US$ 124,6 milhões de janeiro do ano passado, e 4,3% inferior ao saldo de dezembro (US$ 101,9 milhões).

“As fortes vendas para a China e Hong Kong diminuíram os impactos causados pelo embargo russo à carne suína brasileira. O mercado chinês, por exemplo, incrementou suas compras em mais de 120% em relação à janeiro de 2017”, aponta Turra.

Fonte: ABPA - Marcelo Oliveira