Quinta, 15 Fevereiro 2018 14:24

Milho: poder de compra do frango retrocede a fevereiro/17

Embora seu valor seja cerca de 7,5 % menor que o vigente há um ano, o frango vivo negociado no interior paulista apresenta no momento, em relação ao milho, o mesmo poder de compra registrado em fevereiro de 2017.

O simples fato de o poder de compra da principal matéria-prima ter sido preservado representa, sem dúvida, grande vantagem para o produtor avícola. Mas sua ocorrência é mera coincidência, pois os preços dos dois produtos caminham, de certa forma, em direções opostas – o milho registrando altas sucessivas nos últimos seis meses; e o frango alcançando agora o menor valor dos últimos cinco meses. Quer dizer: a capacidade de compra de milho vem se diluindo mês a mês.

Para o frango, o melhor momento dos últimos 13 meses foi registrado em agosto de 2017, ocasião em que a relação frango vivo/ milho girou em torno de 1:5,5. Ou, como mostra o gráfico abaixo, uma tonelada de frango vivo gerando receita suficiente para adquirir 5,5 toneladas do grão.

Então, o frango vivo tinha como cotação de referência o mesmo valor nominal de agora – R$2,50/kg. Mas o milho era negociado por valor mais de 20% menor que o alcançado atualmente. E como somente o milho aumentou, a relação de preços atual é quase um quarto menor, uma tonelada de frango vivo adquirindo não mais que 4,2 toneladas de milho.

Como a tendência de alta do milho permanece e as perspectivas de alta do frango vivo são relativamente escassas, o poder de compra da ave tende a novas reduções.

Fonte: Avisite