Segunda, 09 Abril 2018 09:56

Carne Suína foi tema de palestras para alunos de Senac

No dia 04 de abril, os alunos dos cursos de Auxiliar de Cozinha e Confeitaria do Senac de Venda Nova do Imigrante tiveram a oportunidade de conhecer melhor a carne suína, os aspectos de produção e nutricionais.

A ação realizada pela Associação de Suinocultores do Espírito Santo - ASES com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos - ABCS contou com as palestras “Produção Brasileira e Capixaba de Carne Suína”, apresentada pela coordenadora técnica Aline Nitz, que destacou que o Brasil é o 4º maior produtor e exportador de carne suína, e salientou a importância das ações de capacitação e marketing realizadas pela ABCS, com o apoio das entidades estaduais, que objetivam desmistificar determinados preconceitos e salientar a saudabilidade da proteína.

SENAC 4

Carolina Covre, médica veterinária da ASES, ministrou a palestra “Produção de Proteína Animal: Módulo Suinocultura”, mostrando todos os procedimentos na granja, transporte e abate, ressaltando a importância de adquirirem produtos com selo de inspeção dos órgãos oficiais, garantindo a confiabilidade do produto consumindo, esclarecendo ainda sobre mitos com relação a Cisticercose e Teníase. “É impossível o homem contrair a cisticercose, através da carne suína, a doença ocorre pela ingestão de ovos de tênia de frutas e verduras mal lavadas e água contaminada. O homem é o hospedeiro definitivo da tênia, é ele quem libera esses ovos no ambiente que podem contaminar o suíno, bovino e o próprio ser humano. O que não ocorre no sistema produtivo das granjas comerciais, onde há rigoroso controle higiênico sanitário, e os animais consomem água tratada e apenas ração como fonte de alimento”.

SENAC 5

“O consumo da carne suína e seus benefícios para a saúde” foi o tema da apresentação da nutricionista Gleiciane Cavati, que citou a versatilidade e praticidade no preparo da carne suína, a evolução do suíno ao longo dos anos, e destacou que a carne é fonte de proteína de alto valor biológico, vitaminas do complexo B, ferro e minerais como selênio e zinco. Ainda ressaltou que a proteína pode ser consumida em todas as idades desde a introdução alimentar (aos 6 meses) até idosos. “A carne suína é uma proteína nutricionalmente completa, fonte de gorduras monoinsaturada, vitaminas e minerais. Saborosa e macia combina muito bem com temperos cítricos, agridoces e picantes sendo fácil de ser incluída nas refeições diárias, tendo em vista sua versatilidade na hora do preparo”.

SENAC 6

Felipe Rezende, aluno do curso de auxiliar de cozinha, analista de sistemas e que também tem uma lanchonete delivery informou que já tinha ouvido algumas informações na 4ª FAVESU (Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba), “hoje conheci um pouco mais sobre a carne suína e todos os alunos que assistiram as palestras sobre as proteínas sairão com um volume agregado de informações, que dará um pouco mais de consciência com relação a escolha dos alimentos e como irão olhar para determinadas proteínas que não tinham tanta visibilidade anteriormente. Valeu muito a pena, foi um treinamento de grande excelência”, destaca.

SENAC 1

Após as palestras os alunos seguiram para as aulas práticas onde aprenderam o preparo do Estrogonofe de carne suína e de Wrap de carne suína, com a Instrutora em Culinária do SENAC, Anadir Vargas Parajara.

SENAC 3

SENAC 2