Segunda, 23 Abril 2018 14:42

Estimativa para exportação de soja 18/19 é elevada para 70,5 mi t

Volume representa alta de 2 por cento sobre os 68,8 milhões do ciclo anterior

O Brasil deverá exportar um recorde de 70,5 milhões de toneladas de soja no ano comercial 2018/2019, a consultoria Safras & Mercado elevou a estimativa para 70 milhões previstos no mês passado.  O volume representa alta de 2 por cento sobre os 68,8 milhões do ciclo anterior.

O Brasil é o maior exportador global de soja em grão, e diversas consultorias e entidades vêm revisando para cima as estimativas de embarques pelo país neste ano em meio à previsão de uma safra recorde, de problemas com o fornecimento da Argentina e à possibilidade de a China taxar a importação da commodity dos Estados Unidos.

De acordo com a Safras, o esmagamento em 2018/19 no Brasil deverá ser de 43 milhões de toneladas, aumento de 4 por cento frente a 2017/18.

Em relação à temporada 2018/19, a oferta total de soja deverá subir 5 por cento, passando para 123,204 milhões de toneladas, enquanto a demanda total está projetada em 116,7 milhões de toneladas, aumento de 3 por cento.

Isso levaria o Brasil a fechar o ciclo com estoques 75 por cento maiores, em 6,504 milhões de toneladas.

Fonte: Agrolink