Quinta, 24 Maio 2018 10:55

País deixou de exportar pelo menos US$ 60 milhões em aves e suínos

Com bloqueios nas rodovias, deixaram de ser exportadas 25 mil toneladas de carne de frango e suínos

Duas das maiores associações que representam o setor de proteína animal no País afirmam que a greve dos caminhoneiros está impactando diretamente neste setor produtivo. Ao todo, 129 unidades produtivas das empresas associadas de aves e carnes suína e bovina estavam com as atividades paralisadas na quarta-feira (23). A previsão é de que, até a sexta-feira (25), mais de 90% da produção de proteína animal seja interrompida caso a situação não se normalize, somando mais de 208 fábricas de diversos portes paradas no Brasil.

Com os bloqueios nas rodovias, que impedem o acesso dos insumos necessários à produção e impossibilitam o escoamento de alimentos, deixaram de ser exportadas 25 mil toneladas de carne de frango e suínos, o equivalente a uma receita de US$ 60 milhões que deixa de ser gerada para o país.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), mais de 85 mil funcionários das indústrias e cooperativas de proteína animal de diversos portes estão com as atividades suspensas nas unidades produtivas. Da mesma forma, os diversos fornecedores de insumos também estão sendo impactados.

Os estabelecimentos menores e de cidades pequenas ou regiões metropolitanas – que mantém um ciclo de entrega de produtos a cada dois dias – já estão com o abastecimento comprometido. Essa dificuldade pode atingir os grandes centros nos próximos dias.

Além de haver o risco real de desabastecimento, com a greve, o setor de proteína animal, que emprega mais de 7 milhões de pessoas e é responsável pela produção de mais de 25 milhões de toneladas de alimento/ano.

Fonte: Redação AI/SI