Sábado, 26 Maio 2018 22:04

Entidades buscam estratégias para escoamento da produção e chegada de insumos às granjas do Estado

A Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases) estiveram reunidas com representantes do Governo do Estado. A reunião, em caráter de urgência, aconteceu na tarde deste sábado (26), na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Seag), em Vitória, com objetivo de traçar estratégias para reduzir os impactos negativos nos setores supramencionados, notadamente a mortandade acentuada de animais e o descarte de milhões de ovos.

Compareceram ao encontro representantes da Aves, Ases, do Governo do Estado, Incaper, Idaf e Ceasa, entre outros órgãos ligados ao tema.

De acordo com o Diretor Executivo da Aves e Ases, Nélio Hand, dentro dos limites do território estadual, a questão está sendo resolvida. Com apoio da Polícia Militar, o diálogo com lideranças da greve está permitindo que caminhões lotados possam circular pelo menos de volta aos locais de origem.  A segurança para circulação de insumos e da produção foi outro tema importante debatido.

“Apresentamos ao Governo a importância do mesmo interagir com outros estados compradores de ovos e carnes capixabas para que o fluxo dos veículos siga até o destino final”, afirmou Nélio Hand.

Todo o plantel capixaba avícola e suinícola – que representa mais de 30 milhões de frangos e galinhas de postura comercial e 150 mil cabeças de suínos – está sob risco iminente de descarte devido à falta de insumos, como soja e milho. O estoque-médio permite a alimentação dos animais até segunda-feira próxima (28). Isto significa que hoje já existem granjas sem ração.

A partir de segunda-feira, os frigoríficos não vão mais abater animais, uma vez que as câmaras frias de estocagem já estarão totalmente lotadas.

“Se não houver sensibilização das partes envolvidas, os animais e ovos poderão ser todos enviados a aterros sanitários. Esperamos uma resolução rápida para o assunto. Insumos provenientes, por exemplo, do Mato Grosso levam aproximadamente dois dias para chegar ao Estado. Da mesma forma, são 3 mil toneladas de carne de frango e suínos sem condições de escoamento”, complementou o executivo.

Números consolidados até este sábado já apontam para mais de 300 mil caixas de ovos estocadas à espera de transporte, o que significa em torno de 110 milhões de unidades.

Nélio ressaltou ainda o empenho que o Governo do Estado vem mostrando em buscar caminhos para atender setores produtivos e toda a população. Quanto mais rápida a tomada de decisões, menos problemas de ordem ambiental, sanitária e de estar-animal vão ocorrer.

IMG 20180526 WA0052

Última modificação em Domingo, 27 Maio 2018 08:23