Sexta, 24 Agosto 2018 15:55

Inteligência artificial: o futuro da produção avícola

As redes neurais artificiais e a inteligência artificial oferecem critérios claros e objetivos para auxiliar nas nossas escolhas

Por Carlos Tadeu Pippi Salle¹, Augusto Spohr², Thales Quedi Furian¹, Karen Apellanis Borges¹, Daniela Tonini da Rocha³, Hamilton Luiz de Souza Moraes¹, Vladimir Pinheiro do Nascimento

O que é a Inteligência Artificial?

A inteligência do ser humano, através do cérebro, é a mais avançada dentro do universo das criaturas. As entidades básicas do nosso cérebro são os neurônios que se interconectam em redes, permitindo a troca de informação entre eles e criando a inteligência biológica. Uma ambição óbvia que surge aos pesquisadores é a tentativa de copiar a estrutura e o funcionamento do cérebro humano em um ambiente controlado. Enfim, como acreditava o cientista John McCarthy (1927-2011), um dos pioneiros no estudo da área na década de 1950: “A inteligência humana pode ser tão precisamente descrita que é possível construir uma máquina que a simule”.

Isso significa entender o funcionamento da nossa inteligência e mapeá-la para uma estrutura artificial através da combinação de hardwares e softwares, transformando as redes neurais biológicas em redes neurais artificiais. Desta forma, a inteligência artificial (IA) pode ser definida como um conjunto de tecnologias computacionais que operam de forma a imitar a maneira como as pessoas aprendem, raciocinam e agem. É um sistema capaz de resolver de forma racional problemas complexos ou de tomar decisões apropriadas para alcançar seus objetivos nas mais diferentes áreas de conhecimento.

Fonte: Suinocultura Industrial