Segunda, 08 Outubro 2018 15:31

Semana Nacional da Carne Suína reforça potencial da proteína no varejo

Hortifruti Praia da Costa 1Milhões de consumidores por todo o país puderam conhecer ainda melhor as qualidades da carne suína por meio da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS). De iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a campanha, que aconteceu entre os dias 13 e 27 de setembro, contou com o apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e do Sistema Sebrae.

A SNCS 2018 reuniu número recorde de lojas e de redes participantes nesta edição. Foram 624 lojas, de 17 estados, sendo sete varejistas: Extra, Pão de Açúcar, Hortifruti e Natural da Terra, Lopes Supermercados, Oba Hortifruti e St. Marche. Todos estes parceiros focados em desmistificar o produto por meio de informação, divulgação e promoções para aumentar a presença da carne suína na mesa do consumidor brasileiro.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, avaliou: “Ano após ano, a campanha apresenta resultados melhores e maiores. São seis anos de intenso trabalho e dedicação voltados para a ampliação da visibilidade da suinocultura brasileira. A chegada dos nossos novos parceiros só comprova a veracidade da nossa causa e o crescimento notável da campanha em prol da carne suína", destaca Lopes.

No Espírito Santo, a SNCS - cuja ideia é apresentar os aspectos nutricionais, bem como a qualidade e a saudabilidade desta proteína saborosa, versátil e funcional - chegou pelas mãos especializadas da rede Hortifruti, que traz no seu DNA capixaba expertise em produtos de qualidade, frescos e diversos. Foram duas lojas com ofertas variadas de cortes suínos, ótimos preços e muita informação sobre a proteína mais consumida no mundo.

Hortifruti Praia do Suá 1Desde a sua criação, em 2013, a trajetória da SNCS é seguida de resultados positivos. Além da parceria com GPA, nas bandeiras Extra e Pão de Açúcar, há seis anos, a campanha parte para o segundo ano de trabalho com as redes St. Marche e Oba Hortifruti. Já em 2018, a SNCS deu as boas-vindas ao Lopes Supermercados e ao Hortifrúti – Natural da Terra. Com estes parceiros, a campanha atinge um público diversificado, compreendendo as classes de A à C, e garante a inserção da proteína em segmentações como hortifrúti, supermercados de luxo, grandes redes de varejo e o ramo de empório.

"As vendas aumentaram, já caiu no gosto do povo"

O volume de consumo da carne suína aumentou em torno de 170% nos últimos dias nas lojas do grupo Hortifruti, em Praia da Costa, Vila Velha, e na Praia do Suá, em Vitória. Ambos estabelecimentos participaram da Semana Nacional de Carne Suína (SNCS) com promoções, material informativo e ações de destaque em relação à proteína.

De acordo com a nutricionista Giovana Guerra, do Hortifruti da Praia do Suá, a equipe associou as ações da SNCS com o programa interno Cinco ao Dia, que incentiva o consumo de pelo menos cinco porções de frutas, legumes e verduras.

"Dessa forma, com dicas de cortes, modos de preparo e receitas com carne suína, nós agregamos sabor e valores nutricionais, oferecendo sugestões de harmonizações e acompanhamentos. As vendas aumentaram, já caiu no gosto do povo", explica.

Hortifruti Praia do Suá 2O açougueiro da loja Joaquim Batista Junior reconhece: "É uma carne muito especial, com cortes macios, podendo ser feita cozida, assada, frita. Está saindo muito bem a picanha, o filé mignon, a costelinha e o carré, entre outros".
Cliente há muitos anos do Hortifruti da Praia da Costa, a dona de casa Eunici Rodrigues Lourencini conta que passou anos em comer carne suína devido a informações falsas sobre a qualidade do produto. Agora, é a principal proteína da casa.

"Confio tranquilamente. Adoro lombo assado no forno", revela.

O encarregado do açougue, Durval Vieira, que participou de um treinamento no Rio de Janeiro promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, trouxe diversas informações novas para os consumidores do estabelecimento.

"Fiquei surpreendido com o vários modos de preparo, os cortes, a higiene na produção de suíno. Não sabia que era a carne mais consumido no mundo. Agora, indico pela qualidade que sei que ela tem", garante.

Última modificação em Segunda, 08 Outubro 2018 15:44