Terça, 18 Junho 2019 10:43

ABCS leva prioridades do setor suinícola para Ministra Tereza Cristina

Em agenda conjunta com a diretoria da Sociedade Rural Brasileira (SRB), o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Marcelo Lopes e representantes do setor suinícola participaram de audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, na última sexta-feira (14/06), em Brasília. O tema principal da reunião foi sanidade, com o foco em Peste Suína Clássica (PSC) e Peste Suína Africana (PSA).

O presidente da ABCS explicou à ministra a importância de se investir na finalização do saneamento dos focos de PSC no Ceará e no Piauí, além de fomentar a assistência técnica aos produtores de subsistência. Ainda na reunião, Lopes sugeriu a volta da vacinação, como forma de controle, nos estados que fazem parte da zona não livre (Norte e Nordeste). “A cadeia suinícola quer o apoio da pasta para levantar recursos financeiros para resolver o problema da PSC na região do Norte e Nordeste do país. Hoje os recursos orçamentários previstos para essas ações são escassos, entretanto a iniciativa privada e o MAPA, juntos podem construir essa parceria e, assim, recrutar mais subsídios com objetivo de controlar e erradicar a doença”.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)