Sexta, 17 Abril 2020 15:19

Consumo de ovos e o aumento da imunidade

(1 Voto)

Em tempos de pandemia mundial gerada pela disseminação do novo coronavírus, estimular a imunidade torna-se um aliado do organismo para a defesa de invasores como vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. E o ovo pode se tornar um importante alimento neste momento, pois contém proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde.

O ovo é uma fonte de proteína, cerca de seis gramas por unidade, quantidade adicional necessária para a gestante. Contém ômega 3, especificamente, DHA (29mg); A luteína e zeaxantina (250mcg) são biodisponíveis porque estão envoltas em gordura. A vitamina D, outro nutriente importante também presente no ovo, além de favorecer a absorção de cálcio, melhora os aspectos mentais e, por exemplo, a depressão.

De acordo com a nutricionista do Instituto Ovos Brasil, Lúcia Endriukaite, todo o conjunto de nutrientes além dos citados acima estão muito bem embalados em um composto de carbonato de cálcio que também é biodisponível e se chama ovo, um alimento saboroso, prático, versátil, considerado alimento de verdade.

“Comer ovos de galinha ajuda a manter essa alimentação saudável. Da mesma forma, se você comer ovos de codorna. Já se sabe que uma alimentação balanceada é de extrema importância para o equilíbrio do corpo e, que, alguns nutrientes, que exercem papel essencial para as respostas imunes e regulação do organismo, não podem faltar na dieta. Reconhecido como um dos alimentos mais completos para os seres humanos, nos ovos é possível encontrar muitos desses nutrientes”, destaca a nutricionista.

Lúcia é nutricionista do Instituto Ovos Brasil e responsável por pesquisas técnicas e elaboração de artigos, encartes e materiais informativos e educativos para população e profissionais. Contribui com a realização de palestras na divulgação do ovo.

Veja no vídeo abaixo o depoimento completo de Lúcia Endriukaite, Nutricionista do Instituto Ovos Brasil. Nele ela mostra as vantagens e os benefícios do consumo de ovos. De galinha ou de codorna.

De acordo com o Professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Antonio Gilberto Bertechini, nunca se discutiu tanto sobre imunidade como na atualidade, como ferramenta de resistência e de suporte para o condicionamento do organismo em face da necessidade da manutenção da saúde. “Os ovos de uma maneira geral são indicados para incrementar a imunidade; por outro lado, o de codornas, por ter maior teor de gema, apresenta elevadas concentrações de nutrientes considerando um ovo inteiro. O valor biológico dos ovos de codornas ultrapassa os 94%, com todos os nutrientes que são necessários à boa nutrição humana”, explica Bertechini. “O consumo de ovos de codornas, traz imensa contribuição para melhorar a resistência orgânica humana nestes momentos de muito estresse, possibilitando melhoria na resposta imunitária do organismo”, explica.

Clique aqui e acompanhe também o artigo “Ovo de codorna, imunidade e a pandemia do novo coronavírus”, produzido com exclusividade pelo professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Antonio Gilberto Bertechini, sobre os benefícios do consumo de ovos de codorna para aumentar a imunidade do ser humano.

Última modificação em Sexta, 17 Abril 2020 15:24