Quinta, 11 Junho 2020 16:30

IBGE: produção de ovos sobe 3,9% no 1º trimestre ante 1º tri/2019

A produção de ovos de galinha registrou o recorde para primeiros trimestres do ano. Segundo as Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram 965,11 milhões de dúzias de ovos, maior quantidade para um primeiro trimestre desde o início da série histórica, em 1997. O resultado foi 3,9% maior que o registrado no primeiro trimestre de 2019 e 2,5% menor que o apurado no trimestre imediatamente anterior.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2019, houve aumentos em 19 dos 26 Estados com granjas enquadradas no universo da pesquisa do IBGE. Os aumentos mais intensos ocorreram em São Paulo (+18,72 milhões de dúzias), Santa Catarina (+5,04 milhões de dúzias) e Mato Grosso (+4,92 milhões de dúzias). Em contrapartida, houve quedas em Goiás (-4,33 milhões de dúzias) e Rio Grande do Sul (-4,19 milhões de dúzias).

Durante o primeiro trimestre de 2020, o Estado de São Paulo se manteve como maior produtor de ovos, com 29,6% da produção nacional, seguido por Minas Gerais e Espírito Santo, ambos respondendo pela mesma proporção de 9,3%, e pelo Paraná com 9,1% da produção.

Fonte: Agência Estado