Terça, 23 Junho 2020 13:29

Webinar da ABPA destaca importância da Portaria nº 19 para o setor

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) realizou na tarde desta segunda-feira (22) um webinar para debater a Portaria Conjunta Nº19, que entrou em vigor no último dia 18. Ela estabelece as medidas a serem observadas visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano e laticínios.

Participaram do evento Francisco Turra, Presidente da ABPA, Sulivan Alves, Diretora Técnica da ABPA, Ricardo Santin, Diretor Executivo da ABPA, Alexandre Perlato, advogado especializado no setor frigorífico e Moacir Ceriguelli Consultor Técnico da ABPA. O debate foi intermediado por Marcelo Oliveira, Coordenador de Comunicação da ABPA.

Francisco Turra explicou que, para a entidade, a portaria foi muito bem vinda. "Festejamos essa portaria, pois ela norteia a proteção aos nossos trabalhadores. Entendemos que havia até mesmo um excesso de zelo pelo desconhecido no que se refere à Covid-19 e a Portaria vai nortear as ações. Apoiamos o Ministério da Agricultura e do Trabalho na continuidade para a produção de alimentos", afirmou.

Sulivan Alves observou que muitos tópicos ali contidos já não são novidade na indústria de alimentos. "É uma normativa para prevenção da entrada e disseminação do vírus causador da Covid-19. Ela aborda o que é confirmação e suspeita e o que realizar em vários casos dentro da indústria. Ela mostra até como entender os protocolos”, disse.

Ricardo Santin abordou a necessidade de cuidar dos trabalhadores. “É preciso cuidar dos trabalhadores e das famílias. Há mais de 3 meses estamos vivendo em meio a uma pandemia. Hoje voltam mais trabalhadores à ativa que são afastados. Está funcionando, pois estamos mantendo a produção. É uma evolução com respeito às diferentes opiniões. Ela foi feita com muito diálogo para ajudar a produzir comida e proteger os trabalhadores”, disse.

Sullivan afirmou ainda que muitas das normas da Normativa 19 foram estabelecidas em conjunto após um trabalho desenvolvido pelo Albert Einstein em parceria com a ABPA. “Ela promove a educação e a melhor maneira para passar o conhecimento, arma fundamental nessa luta, pois a todo momento surge uma gama enorme de notícias e é preciso deixar claras essas questões de proteção do trabalhador”, destacou.

Moacir Ceriguelli afirmou que o documento traz premissas básicas para proteção. “É um processo de crescimento, de evolução em conjunto. A presente portaria deve ser o novo norteador de ações de prevenção da Covid-19. É um documento expressivo que nos dá respaldo. A continuidade da atividade é importante, mas é de extrema importância garantir a vida dos nossos colaboradores”, disse.

Alexandre Perlato apontou que a Normativa promove a higienização e desinfecção ampla das plantas. "E também favorece o diálogo com os trabalhadores, nosso maior capital humano e peça mais importante da engrenagem produtiva", destacou.

“É uma normativa dura, pode impactar a produção de alguma maneira e as empresas precisam prestar muita atenção em todos os itens ali determinados, pois ela não permite que as empresas não as coloquem em prática”, explicou o advogado, concluindo:

“Nosso setor é muito sério e a quantidade de famílias que emprega e o esforço que as empresas vem desenvolvendo para continuar operando é digno de ser enaltecido. A Portaria é uma mostra de como nosso setor está organizado e determinado a produzir da melhor maneira possível, dentro dos mais rigorosos critérios sanitários”.

Fonte: Avi Site