Quarta, 24 Junho 2020 19:53

Com formato inédito, Qualificaves debate sobre a laringotraqueíte

Meet gjz fxqm mem Google Chrome 17 06 2020 19 46 12

A reunião promoveu o encontro de mais 40 avicultores e responsáveis técnicos que atuam no setor de postura comercial (Foto: Divulgação AVES)

Realizando um grande encontro virtual, a AVES, em parceria com a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), promoveu, no último dia 17 de junho, o segundo módulo do Programa Anual de Capacitação de Avicultores (Qualificaves) de Postura Comercial. Apresentado por meio de uma videoconferência, o evento debateu a laringotraqueíte sob diversos aspectos.

Contando com a participação de mais 40 avicultores e responsáveis técnicos que atuam no setor de postura comercial, o encontro teve como palestrantes o consultor e fundador da Avian Health International, LLC, Guillermo Zavala, e o gerente técnico nacional da MSD Saúde Animal, Jorge Augusto do Amaral Werlich. A programação on-line foi coordenada pelo diretor-executivo da AVES, Nélio Hand, com o apoio de sua equipe.

Abrindo as apresentações, Zavala trouxe algumas atualizações sobre a laringotraqueíte no cenário mundial, destacando os números de casos e os impactos na produtividade que essa enfermidade vem trazendo em países da América Latina, seja na área de postura comercial ou no frango de corte.

Meet gjz fxqm mem Google Chrome 17 06 2020 19 58 06

Guillermo Zavala, consultor e fundador da Avian Health International, LLC (Foto: Divulgação: AVES)

“É muito importante considerar a infraestrutura, equipamentos, sistemas de produção, não somente pensar em biosseguridade e vacinas, mas pensar de que maneira a estrutura favorece os problemas sanitários e como combatê-los e, assim, identificar como melhorar sua biosseguridade e como utilizar o melhor esquema de vacinação”, enfatizou Zavala, que é mestre em medicina aviária e doutor em microbiologia médica.

Na sequência, foi a vez do gerente técnico nacional da MSD Saúde Animal, Jorge Augusto do Amaral Werlich, que apresentou um histórico do uso das vacinas no país. Além disso, o pesquisador destacou as vacinas disponíveis no mercado e comentou sobre os resultados após a introdução da vacina em cultura de tecido (TCO), iniciada no município mineiro de Itanhandu, em abril de 2019.

Meet gjz fxqm mem Google Chrome 17 06 2020 19 54 59

Jorge Augusto do Amaral Werlich, gerente técnico nacional da MSD Saúde Animal (Foto: Divulgação/AVES)

“Verificamos a importância de irmos atrás dos recursos disponíveis para conseguirmos controlar o problema da laringotraqueíte, que é tão grave. Com esse estudo, percebemos pontos positivos como o controle de estoque e a entrega da vacina, uma adequação dos programas de vacinação, o monitoramento e acompanhamento do processo de vacinação, entre outros pontos”, destacou o representante da MSD Saúde Animal.

Ao final das apresentações, os participantes também puderam fazer perguntas e tirar dúvidas com os palestrantes. O diretor-executivo da AVES, Nélio Hand, fez um balanço deste novo formato do Qualificaves.

“Várias coisas mudaram desde o início da pandemia, e o trabalho das associações também teve que acompanhar essas mudanças. Aqui no Espírito Santo, além de orientarmos os nossos associados quanto às recomendações e orientações que são transmitidas pelas autoridades quanto a Covid-19, procuramos dar continuidade ao trabalho da AVES planejado para este ano, seja na esfera técnica ou na política, além de continuar atendendo as demandas dos associados que surgem a cada dia. Não foi diferente com a qualificação que promovemos para o setor, estamos buscando os meios e parceiros que nos ajudem a viabilizar isso, e deu certo, o que nos mostra que precisamos continuar usando desses meios para que sejam, agora uma solução, e no futuro uma alternativa a mais no dia a dia”, frisou Nélio.

Com diversos módulos ao longo do ano, o Qualificaves é realizado pela AVES, que sempre conta com a parceria de empresas que atendem o setor, trazendo à discussão temas relevantes para os seus associados.

Última modificação em Quarta, 24 Junho 2020 20:17