Terça, 30 Junho 2020 12:28

Mesmo com boa recuperação, frango abatido encerra semestre com preço anual negativo

Em junho, após dois meses consecutivos de fraquíssimo desempenho, o frango abatido apresentou significativa recuperação. Mas sem alcançar os valores registrados no primeiro trimestre do ano. O que significa, também, que o segundo trimestre de 2020 foi pior que o anterior.

Aguardam-se os números da exportação do mês para saber se tiveram alguma influência na recuperação observada. Mas tudo indica (e as projeções efetuadas pelo AviSite apontam nessa direção) que o processo foi influenciado principalmente pela redução da oferta.

Reforça essa tese o fato de a recuperação ter-se iniciado na última semana de maio, ocasião em que o consumo sempre fica visivelmente retraído. Mas, desta vez, os ajustes prosseguiram pelas duas semanas iniciais de junho, só cessando já no início da segunda quinzena. Com isso, em cerca de 14 dias de negócios os preços alcançados experimentaram valorização superior a 30% (base: produto resfriado comercializado no Grande Atacado da cidade de São Paulo).

A despeito de, na média de junho, ter-se registrado valorização de quase 20% sobre o mês anterior, pelo terceiro mês consecutivo os preços alcançados ficaram aquém dos registrados no mesmo mês do ano passado. Assim, o preço médio do segundo trimestre, da ordem de R$3,69/kg, ficou 14% aquém dos R$4,30/kg do mesmo trimestre de 2019.

Já no acumulado dos seis primeiros meses do ano a média registrada – próxima de R$4,00/kg – apresenta recuo de quase 5% sobre o mesmo semestre do ano passado.

Fonte: Avi Site