Terça, 14 Julho 2020 17:00

Instituto Ovos Brasil e CEPEA: Nova ferramenta para consulta de preço de ovos!

Com o objetivo de fazer um levantamento diário do preço e outros custos de produção do ovo, o Instituto Ovos Brasil firma uma importante parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA.

Já disponível, diariamente, preços de ovos e semanalmente uma análise econômica especial para o setor de ovos.

As informações são colhidas junto aos agentes envolvidos na negociação/formação do preço do ovo: são consultados preços de venda com produtores e preços de compra com atacadistas e varejistas. Com o resultado da coleta de informações, os preços passam por um tratamento estatístico por uma equipe dedicada ao mercado de ovos.

O CEPEA tem o compromisso em manter o sigilo das informações coletadas, não divulgando os nomes de quem às informou e nem informações individuais. No entanto, em prol de uma maior transparência, é elaborado um sistema de métrica e classificação diária dos dados, com base no volume de caixas com 30 dúzias comercializado e informado pelos colaboradores mensalmente, em forma de porcentagem. A adesão da pesquisa por parte dos agentes colaboradores é voluntária.

“O setor de ovos é carente de dados. Essa ação é fundamental para que o associado possa ter mais uma fonte confiável de informações e ser mais assertivo nas suas decisões e planejamento de futuro”, Ricardo Santin, Presidente do Conselho do IOB.

Fonte: Instituto Ovos Brasil (IOB)