Segunda, 01 Fevereiro 2021 16:52

IOB participa de reunião do GEPIA e debate sobre o Plano de Prevenção e Contingência contra a Influenza Aviária

Na manhã do dia 29 de janeiro, a Associação Brasileira de Proteína Animal realizou reunião do GEPIA – Grupo Especial de Prevenção de Influenza Aviária, para a construção de um macro plano de ação.

O Presidente do IOB, Ricardo Santin (também presidente da ABPA), e a Diretora Administrativa do IOB, Tabatha Lacerda, participaram da reunião.

“Países da Ásia e da Europa colocam o mercadoglobal em alerta. A disseminação em várias partes do mundo coloca o Brasil também em alerta máximo. O Brasil é um país livre e empregaremos todos os esforços possíveis para que isso não se altere”, finaliza Ricardo Santin.

Em entrevista recente para a agência de notícias, Reuters, Ricardo Santin explicou que este é um período do ano em que as aves migratórias fazem rotas pela Ásia e param nas lavouras de arroz, espalhando a doença no entorno. “O Brasil tem uma posição privilegiada e algumas rotas dessas aves são só de passagem, elas não param no Brasil. Há um sistema reforçado de monitoramento e prevenção, e ainda assim estamos enviando alertas para que o setor reforce seus cuidados”, explicou.

Em 2015, a ABPA criou o Grupo Estratégico de Prevenção de Influenza Aviária – GEPIA, que visa incrementar as medidas de prevenção, adequar estruturas produtivas, registros de granjas, atualizar o plano de contingência e ampliar a capacidade de diagnósticos.

A retomada das ações desse grupo é de suma importância. “Passamos por diversas crises no setor nos últimos anos, e reforçar ações de prevenção junto aos produtores, ampliar nossas ações de comunicação, avaliar os cenários, inclusive os fundos para emergências sanitárias, são medidas necessárias preventivas. Não podemos deixar para ser reativos com um tema tão importante e relevante ao setor de proteína animal, e que é nosso grande diferencial em relação aos outros grandes players do setor.” comenta Tabatha Lacerda.

Fonte: Instituto Ovos Brasil