Quinta, 25 Março 2021 13:35

Indústria da carne tem boas perspectivas no mercado externo e dificuldades no Brasil

Os frigoríficos brasileiros trabalham hoje com dois cenários opostos. Enquanto as indústrias exportadoras têm no dólar um fator de ganhos, as empresas que dependem apenas do mercado brasileiro contam com perspectivas bem menos promissoras.

Em aula inaugural da Academia ABPA, lançada nesta quarta-feira (24) pela Associação Brasileira de Proteína Animal, a economista Zeina Latif falou sobre tendências para o dólar, comércio global e demanda chinesa e do Oriente Médio (dois dos principais compradores de carnes brasileiras), todos com viés positivos para quem exporta.

Por outro lado, as projeções para o consumo dos brasileiros têm muitos entraves a superar, indica Zeina, que já atuou como economista-chefe da XP Investimentos e no Royal Bank of Scotlan, entrou outros. Ainda que o dólar em alta ajude empresas exportadoras, nem todas indústrias processadoras de proteína animal têm acesso aos mercados internacionais, o que gera um descompasso grande no setor.

Fonte: Jornal do Comércio