Quinta, 15 Julho 2021 18:20

Preço do milho enfraquece relação de troca e preocupa produtores de aves e suínos

O alto custo de produção preocupa os suinocultores. Segundo a Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS), o cenário de alta deve permanecer no segundo semestre e em 2022. Em Santa Catarina, a associação de criadores do estado afirma que o prejuízo poderia ser menor caso o Governo zerasse o Pis/Cofins sobre a importação de milho de países do Mercosul.

Para o presidente da APCS Valdomiro Ferreira Júnior, os preços para a venda do milho em comparação com a relação de troca dos suinocultores está muito acima do praticado, negativando o poder de compra do produtor. “Para a região de Campinas (SP), o produtor de suínos paga entre R$ 95 e R$ 100 a saca de 60 quilos do milho, o farelo de soja em torno de R$ 2400 a toneladas. Esses valores estão muito acima do preço de venda do produtor de suíno, e isso leva a uma relação de troca negativa para o produtor. A maior preocupação é que o segundo semestre desse ano, todos os indicadores sinalizam para um forte custo de produção até o final do ano”, diz Valdomiro.

Saiba mais em https://www.canalrural.com.br/noticias/pecuaria/aves/preco-milho-relacao-producao-animal/

Fonte: Canal Rural