Quarta, 12 Abril 2023 16:02

Exportações de carne suína cresceram 16,9% em março, diz ABPA

As exportações brasileiras de carne suína alcançaram 91,5 mil toneladas em março, o que representou um crescimento de 16,9% em relação ao mesmo mês de 2022, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA). A receita subiu 30,8% na mesma comparação, para US$ 248,9 milhões.

No acumulado do primeiro trimestre, o volume embarcado chegou a 274,8 mil toneladas, volume 15,7% maior que as 237,5 mil toneladas do intervalo entre janeiro e março de 2022. Já a receita avançou 29,6%, para US$ 646,3 milhões.

De acordo com a ABPA, oito dos dez maiores importadores da carne suína brasileira aumentaram suas compras no primeiro trimestre devido ao impacto de problemas sanitários e dos elevados custos de produção na oferta de outros países.

“Diferentemente do que vimos no primeiro trimestre de 2022, os três primeiros meses deste ano seguem em ritmo equivalente ao visto no segundo semestre do ano passado, indicando um ano com tendência de alta das exportações”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

A China, maior comprador de carne suína do Brasil, importou 109,6 mil toneladas entre janeiro e março, 25,6% a mais do que no primeiro trimestre de 2022, com 87,2 mil toneladas. Outros destaques do período foram Chile, Filipinas, Singapura e Japão, que compraram 21,3 mil toneladas (+96,8%), 17,8 mil toneladas (+8), 15,9 mil toneladas (+25,8%) e 7,2 mil toneladas (+36,9%), respectivamente.

Segundo o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, o recrudescimento da peste suína africana na China e nas Filipinas deve manter as exportações brasileiras em patamar acima das 100 mil toneladas mensais.

Fonte: Valor Econômico