Quinta, 20 Abril 2023 15:18

Unida com IDAF e SFA/ES, AVES inicia trabalho informativo sobre a Influenza Aviária em municípios capixabas

IMG 20230420 143747994 HDR

Em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/ES) do Ministério da Agricultura Pecuária (MAPA), no último dia 20 de abril, a AVES iniciou nos municípios que possuem as maiores produções avícola do Espírito Santo um trabalho orientativo para as autoridades locais sobre os riscos para a avicultura e a importância de ações de prevenção à Influenza Aviária.

Começando pelo município de Santa Maria de Jetibá, a iniciativa será promovida em outros municípios capixabas ao longo de 2023. Foram convidados para a reunião, os representantes municipais, da prefeitura, secretarias, defesa civil, câmara de vereadores, sindicatos e escritório local do IDAF e do INCAPER. O encontro na cidade da região de montanhas teve como objetivos básicos trazer as informações sobre a situação da influenza aviária no mundo, em especial na América do Sul, além de abordar as ações preventivas e a preparação para o caso de enfrentamento.

IMG 20230420 141230647 HDR

Dentre os pontos destacados, estiveram informações sobre o que é a doença, as diferenças entre influenza de alta e baixa patogenicidade, os sinais clínicos das aves, fatores de risco, como ocorre a disseminação, um panorama geral sobre o avanço da enfermidade no mundo, as ações preventivas realizadas, o plano de contingência e a organização para um possível enfrentamento da doença.

“As informações foram muito bem recebidas pela administração municipal de Santa Maria de Jetibá, que demonstrou preocupação e se dispôs a iniciar um trabalho mais incisivo com a relação à prevenção e preparação, principalmente com reforço na comunicação com a população, destaque para os criadores de aves de subsistência e produtores comerciais que possam estar com dificuldades em reforçar as medidas de biosseguridade”, concluiu o diretor executivo da AVES, Nélio Hand.

Última modificação em Terça, 09 Maio 2023 19:32