Quinta, 04 Maio 2023 15:30

AVES participa da ExpoSul Rural 2023 com palestra sobre os riscos para a avicultura e ações de prevenção à Influenza Aviária

Carol

Foto: Reprodução/ExpoSul Rural 2023

As ações preventivas e os riscos da Influenza Aviária foram abordados durante a palestra da médica-veterinária e coordenadora técnica da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES), Carolina Covre, que foi uma das palestrantes da ExpoSul Rural 2023, promovida no munícipio de Cachoeiro de Itapemirim, entre os dias 4 e 7 de maio.

Destacando o Brasil como o maior exportador de carne de frango do mundo e com uma produção anual de 52 bilhões de unidades de ovos, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Carolina apresentou o perfil da avicultura capixaba e entrou na temática da palestra ao explicar o que é a Influenza Aviária e os seus fatores de risco.

“Os principais fatores de riscos são as aves selvagens em rotas migratórias, a globalização e o comércio internacional, a venda de aves vivas em mercados e a falta de biosseguridade”, pontuou Carolina.

A coordenadora técnica detalhou os principais sinais clínicos da enfermidade e frisou que a Influenza não afeta produtos como carne de aves e ovos. “A contaminação em humanos é extremamente rara. Quando acontece, geralmente está relacionada ao contato direto com as aves infectadas. Por isso, a orientação é não manusear aves com suspeita ou mortas. Sobre os produtos, é totalmente seguro o consumo da carne de aves e ovos”, comentou a médica-veterinária.

Plano de Contingência

Carolina também falou sobre o plano de contingência que foi criado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o caso de detecção de Influenza Aviária em aves comerciais. Ela também enfatizou que medidas preventivas nas granjas comerciais já existem desde de 2007, com a publicação da Instrução Normativa nº 56 do MAPA.

“Aqui no Espírito Santo, a AVES tem reforçado suas ações de comunicação, participado de treinamentos, dialogado com o governo estadual e integrado reuniões com o Mapa, IDAF, Seag, SFA-ES e as administrações dos munícipios com maior concentração de atividade avícola”, concluiu a coordenadora técnica da AVES.