Quarta, 25 Outubro 2023 10:20

AVES apresenta as tendências de inovação na avicultura em evento da Embrapa

Embrapa

A AVES foi uma das entidades participantes do “Inova 2023 – Avicultura e Suinocultura do amanhã”, promovido no dia 25 de outubro na sede da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC). Momento de ampliação do debate sobre as principais tendências de inovação para a avicultura e suinocultura, o evento também apresentou as empresas selecionadas pelo edital público do Programa Inova para a construção de projetos de inovação e contou com a cerimônia do prêmio Destaque da Suinocultura e Avicultura 2023.

Destacando a temática “Tendências de inovação na Avicultura - Visão Produtores”, o diretor executivo da AVES, Nélio Hand, por meio de uma videochamada, detalhou a produção do Espírito Santo em 2022.

Também reforçou como tendências de inovação o incentivo à produção de grãos, automatização para cama de aviário, tecnologias para redução de custos e a notificação dos volumes de exportação de grãos, frisando também a produção através de condomínios avícolas e meios alternativos para descarte de aves de postura comercial.

“O incentivo a sistemas de produção de ovos em condomínios, geridos por cooperativas, podem possibilitar que pequenos avicultores de postura comercial possam manter-se ou retornar à produção, através de disposição de programas de crédito específicos. Também é importante que a tecnologia avance mais em alguns aspectos da produção, que podem parecer simples mas que criam gargalos. Essas tecnologias podem ajudar a reduzir custos ainda e contribuir com o bem estar animal e das pessoas”, relembrou Hand.

O diretor executivo da AVES também reforçou para os participantes a realização da Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (FAVESU), nos dias 5 e 6 de junho de 2024.