Quinta, 20 Outubro 2016 14:57

Porto de Capuaba passará a receber milho do Centro-Oeste do país

Capuaba

A Companhia Docas do Espírito Santo recebeu autorização da Alfândega da Receita Federal do Porto de Vitória para movimentação de grãos de milho pela linha férrea, vindo do centro-oeste do país.

A medida que tem prazo de validade de 12 meses beneficiará os avicultores e suinocultores capixabas que passarão a ter mais esse modal como alternativa na compra do grão.

De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura (SEAG), essa é uma demanda antiga do agronegócio capixaba, principalmente em razão da alta do preço do milho.

Atualmente a demanda dos avicultores e suinocultores capixabas gira em torno de 60 mil toneladas de milho, e 20 mil toneladas de soja por mês. Os insumos vêm em sua maior parte do centro-oeste do país, de Mato Grosso e Goiás principalmente. De modo geral os insumos são transportados via rodoviária, através de caminhões. Para se ter ideia, o custo do frete saindo de Goiás é de cerca de R$ 160,00 por tonelada. Espera-se que com o transporte do grão via férrea esse preço seja reduzido.

Para o Diretor Executivo da Associação dos Avicultores dos Suinocultores do Espírito Santo, Nélio Hand, essa pode vir a ser uma nova alternativa que permitirá inclusive que os produtores aumentem a sua produção. “Acredito que esse modal possa vir suprir uma parte da demanda de transporte dos nossos setores. Temos que mudar essa realidade de dependência exclusiva do transporte rodoviário, pois temos que conviver com estradas muito precárias além de pagarmos um custo elevado com o frete do grão”, disse.

De acordo com informações da AVES e ASES, a medida já vem mostrando efeitos no mercado. Já estão ocorrendo ofertas de produto para serem descarregadas no terminal portuário, com produto sendo trazido por ferrovia.

Fonte: AVES-ASES e Seag