Segunda, 27 Março 2017 13:58

ABCS LANÇA AGENDA PARLAMENTAR COM PRINCIPAIS DEMANDAS DA SUINOCULTURA

Agenda Parlamentar ABCS

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) realiza nesta quarta-feira (29) o Lançamento da Agenda Parlamentar da Suinocultura 2017 em um café da manhã para autoridades do governo, políticos e representantes da suinocultura na sede da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), em Brasília (DF). O objetivo do evento é apresentar os principais Projetos de Lei de interesse do setor suinícola, que serão trabalhados ao longo de 2017.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que setor político-institucional da ABCS acompanha todos os assuntos debatidos no Congresso Nacional sobre a cadeia suinícola e que a agenda é um resultado direto desse trabalho. “Nosso objetivo com Lançamento da Agenda Parlamentar é apresentar aos líderes do setor e aos parlamentares os posicionamentos da entidade nacional com relação aos Projetos de Lei que estão tramitando no legislativo, pois a união e a compreensão do setor são elementos fundamentais para garantir a efetividade do nosso trabalho”, destaca.

O evento receberá parlamentares e representantes das entidades afiliadas da ABCS. Já confirmaram a presença no Lançamento o senador Cidinho Santos (PR-MT), o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura Covatti Filho (PP-RS), a Deputada Tereza Cristina, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agricultura e o secretário Política Agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller.

O Lançamento da Agenda Parlamentar 2017 é um trabalho conjunto da ABCS com a Frente Parlamentar Mista da Suinocultura, que foi criada para atender aos anseios e interesses da cadeia suinícola brasileira. Pautada pela ABCS, a Frente tem a missão de dar andamento aos projetos apresentados pelo setor. “Desde o lançamento da Frente da Suinocultura o setor já conquistou a aprovação de importantes leis e de medidas emergenciais de apoio ao setor junto ao poder executivo”, considera Lopes.

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura, Covatti Filho, explica que atualmente existem dois assuntos que merecem atenção especial da suinocultura, como a regulamentação do trabalho rural e a desburocratização do licenciamento ambiental. “É necessário garantir segurança jurídica, com direitos e deveres, tanto para os contratados quanto aos contratantes. E, é fundamental agilizar o licenciamento e resolver os conflitos de competência entre municípios, estados e União”.

O Lançamento da Agenda Parlamentar faz parte de um dos elos de atuação da ABCS, o político, e pretende fomentar ainda mais a cadeia suinícola, que já contribui com mais de R$ 60 bilhões para o PIB Brasileiro.

Programação:

8h30: Café da Manhã de Abertura