Sexta, 31 Março 2017 14:39

Avicultores de Santa Maria de Jetibá participam de terceira fase do Projeto de Boas Práticas na Postura Comercial BPP-Ovos

Granja Solimar

Uma equipe técnica com representantes da Empraba Aves e Suínos, Instituto de defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – Idaf, Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo - AVES, Cooperativa Agropecuária Centro Serrana - Coopeavi e QualyPrev estiveram em Santa Maria de Jetibá entre os dias 28 e 30 de março para o cumprimento da terceira etapa do projeto que começou a ser desenvolvido no ano de 2016.

Esta fase do projeto consistiu na avaliação de ações realizadas pelos avicultores participantes, além da sugestão de novas implementações junto as Unidades de Referências Técnológicas (URTs). Essas unidades compreendem as 3 granjas que foram escolhidas através de critérios verificados pela Coopeavi, que servirão como modelo na implantação das boas práticas de produção de ovos.

O principal objetivo do projeto é desenvolver um modelo de gestão da qualidade na produção de ovos baseado nas boas práticas de produção, da biosseguridade e da capacitação de técnicos e produtores. Nesse contexto, a ideia é contribuir para a melhoria e padronização das práticas produtivas e administrativas dos produtores de ovos visando à sustentabilidade do negócio, o bem estar animal, a segurança do trabalhador e a produção de alimentos seguros. A iniciativa é destinada à pequenos e médios agricultores familiares, cuja produção de ovos é oriunda de galinhas criadas em aviários californianos tradicionais.

Para a Médica Veterinária da AVES, Carolina Covre, a iniciativa é muito importante, principalmente do ponto de vista da biosseguridade. “Diante do cenário atual, onde muito se fala em biosseguridade, devido às ameaças sanitárias, o projeto se torna de grande importância, pois servirá de modelo para os demais produtores. As URT’s tem evoluído bastante, os avicultores participantes tem se mostrado motivados e em breve conseguirão o registro junto ao IDAF, servindo assim como exemplo de que é possível fazer o registro, mesmo sendo um pequeno produtor familiar”, disse.

Fonte: AVES

Última modificação em Sexta, 31 Março 2017 14:42