Que fator, afinal, define o preço do frango no varejo?

Sem nenhuma dúvida, quem define o preço que a carne de frango deve alcançar ao nível do produtor ou, mesmo, no atacado, é a relação entre o volume produzido e a demanda – questão, pura e simplesmente, de oferta e procura.
Isso, porém, não parece se aplicar ao varejo, onde, aparentemente, os preços da carne de frango não evoluem conforme a oferta e procura e, sim, segundo a evolução de preços da carne bovina de primeira. A demonstração dessa correlação está nos dados que o Procon-SP divulgou mostrando a evolução de preços dos produtos da cesta básica no varejo paulistano em 2008 e 2009.
À primeira vista o preço de um produto não tem nada a ver com o outro, exceto pelo fato de que ambos foram duramente afetados pela crise econômica mundial e ambos terminaram 2009 com pequena valorização (pouco mais de 1%) em relação aos preços que apresentavam no início de 2008.
Mas quando se avalia a evolução relativa das duas carnes se constata que o comportamento é, praticamente, o mesmo, com variações muito pontuais. Assim, por exemplo, o frango passou a valorizar-se no segundo trimestre de 2009 não porque a oferta interna do período fosse a menor do ano, mas porque a carne bovina de primeira valorizou-se na ocasião. Sob este aspecto, aliás, o inverso (a carne bovina valorizando-se em função do frango) é absolutamente improvável.
A propósito: naturalmente, a carne bovina de segunda também tem uma evolução de preços similar ao das outras duas carnes. Mas na comparação com a carne de frango, a evolução relativa não é tão perfeita quanto a observada com a carne bovina de primeira.
Em outras palavras, a carne de frango pode custar tanto quanto a carne bovina de primeira. Mas desde que seu preço corresponda, em média, a um terço do preço dela. Foi o que ocorreu no período analisado.

20100128_grafico.gif

Fonte: Avisite.