Notícias

07 Mai

ES produz mais de 5,1 bilhões de ovos por ano

Publicado em: 07 Mai 2025

ES produz mais de 5,1 bilhões de ovos por ano
Foto: Divulgação ES Brasil


Cidade da Região Serrana é responsável por 91% de toda a produção de ovos do Estado, com faturamento de R$ 3,3 bilhões em 2024

O município de Santa Maria de Jetibá, localizado na Região Serrana do Espírito Santo, mantém o posto de maior produtor de ovos do Brasil, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal – PPM 2024, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Espírito Santo também tem a maior produção de ovos de codornas do Brasil.

A produção anual, registrada em 2024, foi em torno de 5,1 bilhões de ovos, sendo que Santa Maria de Jetibá responde por 91%. São 429 milhões de ovos por mês. A maior parte, 45%, é destinada ao Rio de Janeiro. Outros 36% atendem o consumo interno e 12% vão para Minas Gerais.

O faturamento bruto da produção do setor avícola capixaba em 2024 foi de R$ 3,3 bilhões, segundo cálculos da Associação dos Avicultores (Aves). A produção mensal de ovos de galinha em 2024 foi praticamente 13,24% maior do que no ano anterior. Dessa produção, 94,28% foram de ovos brancos e 5,72% ovos vermelhos. A produção de ovos de codorna foi cerca de 8,1% maior em relação à de 2023.

Produção média mensal

Ovos de galinha in natura: 1.193.435 cx.30 dz.
Ovos de codorna in natura: 240.000 cx.50 dz.
Abate de frango: 10.900 ton.
Pintos de corte: 4.035.000 cab.
Pintainhas de postura e caipira: 550.000 cab.

“A avicultura vem cumprindo o seu papel de setor de grande importância no Espírito Santo, seguindo a realidade da atividade no contexto nacional e mundial, apresentando resultados que são destaque em razão de investimentos e melhorias que vêm sendo realizados nos últimos anos no manejo e nutrição e atenta aos mecanismos atuais da genética e tecnologia e com avanços constantes relacionados aos aspectos ambientais, sanitários e de bem-estar animal, apresentando resultados em produtos de qualidade que visam atender às expectativas de um mercado consumidor cada vez mais exigente”, diz nota da Aves.

O setor gera cerca de 20 mil empregos. Além dos empregos diretos, contribui com a geração de renda para mais de 100 mil famílias, principalmente através da agricultura, fruticultura e hortifruticultura, que utilizam grande quantidade de adubo orgânico, produzido especialmente pela avicultura capixaba.

As atividades estão ligadas à produção agrícola, pois abastecem com adubo orgânico as áreas de plantio de verduras, legumes, frutas, café, milho e outros cultivos, além da aplicação de biofertilizante em pastagens, para a produção de bovinos.

Fonte: ES Brasil

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo