Segunda, 18 Maio 2020 13:01

Produção brasileira de ovos atingiu recorde de 49 bilhões de ovos em 2019

A avicultura de postura brasileira atingiu o recorde de 49,055 bilhões de ovos produzidos em 2019, segundo o relatório anual 2020, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), divulgado nesta semana. Na comparação com 2018, quando o país registrou 44,487 bilhões de unidades, houve um incremento de 10,3% na produção.

O número de aves de postura alojadas no campo também avançou. Em 2019, de acordo com a ABPA, foram quase 118,5 milhões de cabeças. Já no ano anterior, o número era 111,1 milhões de galinhas.

O crescimento do número de ovos foi acompanhado pelo consumo per capita no país. Segundo o relatório, cada brasileiro consumiu 230 ovos no ano passado. É um incremento de 8,5% nos 212 ovos per capita consumidos em 2018.

Praticamente todos os ovos produzidos no país se destinam ao consumo doméstico. De acordo com a ABPA, apenas 0,41%  da produção é exportada.

SÃO PAULO NA LIDERANÇA DA PRODUÇÃO

Apesar do crescimento de outros estados na produção de ovos, como Espírito Santo e Pernambuco, a participação paulista continua sendo bem maior. Conforme o levantamento da ABPA, em 2019 o estado de São Paulo tinha quase 33% das pintainhas alojadas. Já o Espírito Santo, tinha 10,83%.

Os estados de Minas Gerais e Pernambuco aparecem na sequência em termos de participação, com 9,99% e 7,29%, respectivamente.

Fonte: Avicultura Industrial