Quinta, 29 Abril 2021 14:47

Plano Safra começa a "esverdear", diz ministra da Agricultura

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse que o novo Plano Safra, a ser anunciado em junho, “ainda não será verde, mas começa a esverdear para atender a quem faz boas práticas agrícolas”. A declaração foi feita em live do Rally da Safra na noite de terça (27/4), ao falar sobre a sustentabilidade da produção agropecuária.

Sem dar detalhes das mudanças que serão feitas, ela afirmou que é preciso mostrar ao mundo que a agricultura brasileira não é vilã. “É necessário separar o joio do trigo. Desmatamento ilegal é inadmissível. Agora, temos muitas áreas ainda para serem desbravadas no país legalmente sob o rigor do Código Florestal que, dependendo do bioma, exige de 20% a 80% de preservação.”

Tereza Cristina disse ainda que, diante do “cobertor cada vez mais curto”, referindo-se à falta de recursos públicos para financiamento da safra, o plano vai manter a ênfase em atender o pequeno e médio produtor, mas sem esquecer os grandes produtores. A ministra cobrou que os bancos privados façam mais financiamentos com dinheiro próprio no setor que está em constante ascensão no PIB, assim como fazem com o financiamento imobiliário.

Segundo ela, está em estudo aumentar os recursos para linhas de financiamento de estruturas de armazenagem, mas com redução de prazo para pagamento dos atuais 13 anos para 10 ou 8 anos.

A ministra afirmou ainda que o novo plano deve trazer incentivos para o plantio de milho na primeira e segunda safras para alimentar aves e suínos. Ela elogiou a iniciativa do Rio Grande do Sul, liderada pelo conselheiro da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) Francisco Turra, de implantar a segunda safra no Estado para elevar a produção de cereais de inverno que podem substituir o milho na ração animal.

Fonte: Revista Globo Rural