Quinta, 29 Julho 2021 15:31

ABCS traz atualizações sobre normativa de Bem-estar Animal em palestras técnicas

Buscando sempre trazer atualizações para as associações e frigoríficos contribuintes com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), irá promover uma série de palestras a respeito da Instrução Normativa 113, que estabelece padrões de boas práticas de manejo e bem-estar animal na suinocultura, com o objetivo compartilhar informações e preparar os produtores para as mudanças previstas na norma. A IN está em vigor desde fevereiro de 2021, mas apesar de existirem prazos distintos para adequação aos parâmetros estabelecidos, é essencial manter o diálogo aberto, tanto para elucidar a norma quanto para reforçar a importância de sua implementação.

Para a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, o grande benefício desta normativa para a suinocultura é reduzir os fatores estressantes para os animais, contribuindo assim para a manutenção do bem-estar, da saúde e dos índices de produtividade nas granjas. “Além de também aprimorar o setor em relação a segurança do alimento, alimentação animal, uso prudente de antibióticos e trazer segurança jurídica. A norma vem para somar, serão novos tempos de adequação e reestruturação, construindo uma suinocultura cada vez mais sustentável. Uma harmonização importante para o mercado nacional e internacional.”

As palestras técnicas serão conduzidas pelo médico veterinário, Iuri Pinheiro Machado, que trará a norma com mais clareza, focando nos itens considerados na publicação a respeito do manejo e instalações, prazos estabelecidos para cada item, além de abordar o que o varejo brasileiro tem colocado como parâmetro para os fornecedores de carne suína. A primeira palestra acontecerá nesta quinta-feira (29), e será ministrada para a Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (ASES). Na sequência, o cronograma prevê que a ação aconteça para a Associação de Suinocultores do Distrito Federal (DFSuin), para o Gran Corte Alimentos, e para a Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap) durante o mês de agosto, e também para a  Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), e para os frigoríficos Saudali e Suinco posteriormente.

Para os contribuintes que tenham interesse no tema, basta entrar em contato com a área de projetos da ABCS para fins de agendamento. Manter os produtores atualizados sobre o mundo da suinocultura e munidos de conhecimento é uma das maiores preocupações da ABCS, que está disponível em todos as suas áreas de atuação em prol da suinocultura brasileira.

Fonte: ABCS