Terça, 14 Fevereiro 2023 17:01

ABPA/Carne Suína: retirada de exigência do México iguala condições de exportação do Brasil com os EUA

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse que a viabilização das exportações de carne suína in natura para o México, sem a necessidade de processamento térmico para a comercialização, amplia a capacidade de suprimento ao mercado mexicano. "A medida torna mais simples o processo de exportação de produtos suinícolas para o mercado, igualando as condições de embarques com outros exportadores, como os Estados Unidos (principal fornecedor para o mercado mexicano)", avaliou, em nota.

Para a ABPA, a medida também abre oportunidade para o fornecimento desses produtos a outros perfis de importadores de carne suína. "A medida é atualmente válida para o Estado de Santa Catarina - reconhecido pelas autoridades mexicanas como área livre de aftosa sem vacinação", acrescentou.

A entidade avalia que, contudo, espera-se que o governo conquiste novos avanços, com a ampliação desse reconhecimento para outras importantes regiões exportadoras, como o Rio Grande do Sul (a exemplo do Chile, que recentemente reconheceu o status do Estado) e o Paraná.

Fonte: Broadcast Agro