Quinta, 17 Agosto 2023 09:57

ABCS lança cartilha inédita de receitas com Carne Suína na Alimentação Escolar

Boletim Lancamento Cartilha de Merenda Prancheta 1 02 1320x706

O material, junto com lâmina nutricional, foi lançado em Goiânia em parceria com a AGS e visa aumentar a participação da proteína suína na merenda de escolas públicas de todo o Brasil, uma receita de saúde e sabor para potencializar o aprendizado

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) lançou nesta quarta-feira (16), em parceria com a Associação Goiana de Suinocultores (AGS), a cartilha de Carne Suína na alimentação escolar junto de uma lâmina nutricional sobre a proteína. A iniciativa é mais uma entrega exclusiva para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e para o sistema ABCS. Os materiais têm objetivo de aumentar a inserção da proteína suína na  merenda escolar de crianças, jovens e adultos brasileiros matriculados na rede pública de ensino.

Baseada nas regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal, a cartilha tem como público-alvo as merendeiras, que preparam as refeições, além de nutricionistas que são responsáveis pelas receitas e definição de cardápio. Para esse público, a lâmina nutricional será uma aliada na hora de definir novas opções com a carne suína, visto que traz os de forma fácil e prática os benefícios e desmistifica os mitos sobre a proteína.

O lançamento dos materiais foi realizado no Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (FUNDEPEC-GO) nesta manhã com apoio da AGS que também apoiou na formulação do material. Com a presença de autoridades, representantes do FNDS e do sistema ABCS, o evento contou também com um almoço onde foram servidas algumas receitas presentes na cartilha, como forma de apresentar a qualidade do material produzido.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a cartilha é um passo importante para o aumento do consumo da proteína suína no país. “Fiz questão de vir aqui, porque Goiás além de ser um estado extremamente importante para o agronegócio, tem aqui uma pessoa que eu tenho uma admiração muito grande que é a Crenilda. Ela sempre foi uma pessoa de destaque, é uma guerreira, uma mulher vencedora e fica aqui meu abraço em nome de todos os produtores brasileiros e da equipe ABCS. E lançar essa cartilha aqui em Goiás é fundamental, não só pela AGS, mas pela importância que o estado tem dentro do contexto da suinocultura. Queria falar também diretamente com as nutricionistas: vocês são peças fundamentais nesse trabalho, não adianta nós entregarmos uma cartilha, com receitas e fotos maravilhosas, se não temos as nutricionistas apoiando”, explica.

A Secretária executiva Municipal de Educação de Goiânia, Millene Baldy, falou sobre a importância de ações assim. “A gente não conhece tantas coisas, mas nos deparamos com um projeto tão bacana e tão desafiador que lá trás nem imaginava que chegaria até aqui hoje. Realmente eu vejo hoje as nutricionistas falando sobre a carne suína e em algum momento ela foi discriminada de alguma forma sem conhecer e hoje vocês conseguem defender o projeto dos produtores e de seus familiares”, disse.

O presidente da AGS, Fernando Barros, falou sobre o trabalho realizado pela associação ao longo dos últimos 20 anos. “Conseguir vender mais nas escolas pode aumentar até um 1 kg per capita ano o consumo da carne suína. Antigamente se dizia que a proteína fazia mal, hoje isso é mito, nós vemos o consumo ano a ano aumentando, quase 20 kg de carne suína consumida. Hoje temos um produto de primeira qualidade e queria agradecer a oportunidade de proporcionar as qualidades da carne suína”, afirmou.

Crenilda Neves, gestora executiva da AGS, expressou a felicidade em participar dessa história. “Só tenho a agradecer pela oportunidade desses 36 anos de suinocultura, e de trazer essa bandeira que nós buscamos lá em 2003 e por acreditar muito no poder da carne suína. A gente fica emocionada porque é uma luta muito grande, nós como entidade e aqui nesse momento representando o Brasil inteiro”, conta.

Carne suína na alimentação escolar

A cartilha e a lâmina nutricional foram pensadas e produzidas para auxiliar a produção dos cardápios escolares pelas nutricionistas das instituições. Atualmente o Brasil tem cerca de 40 milhões de estudantes na rede pública, o que oportuniza novos consumidores em potencial. Além das receitas, que respeitam as regras sobre alimentação escolar no PNAE, que prioriza uma alimentação mais natural e nutritiva possível, a cartilha também traz os valores nutricionais de cada ingrediente e ainda dicas de substituição ou utilização da proteína. Além das 7 receitas, como estrogonofe, sopa e arroz com legumes acompanhados de carne suína, o material também contém 5 motivos para a inclusão da proteína na alimentação escolar, os benefícios da proteína na saúde de jovens e crianças e como a cartilha fortalece a suinocultura brasileira.

A diretora de Marketing da ABCS, Lívia Machado, ressalta a importância da criação de um material como esse. “Ao longo dos últimos 20 anos, a associação beneficiou cerca de 230 mil alunos com suas capacitações nas escolas e, nos próximos meses, mais 25 mil estudantes da rede municipal também devem ser impactados. Uma prova que a cartilha pode impactar a realidade de muitos municípios brasileiros e aumentar o consumo da carne suína nas escolas brasileiras”, afirma.

De acordo com a AGS, atualmente cerca de 40 mil kg de carne suína são consumidos no estado de goiano mensalmente. Ao longo dos últimos 20 anos, a associação beneficiou cerca de 230 mil alunos com suas capacitações nas escolas e, nos próximos meses, mais 25 mil estudantes da rede municipal também devem ser impactados. Além de Goiás, no Rio Grande do Sul também há práticas de incentivo ao consumo de carne suína na merenda escolar. No município de Encantado foi sancionada a lei n° 4.638 de 2020 que estabeleceu o consumo da proteína semanalmente na merenda escolar das escolas municipais. Desde então, o consumo aumentou 50% nas escolas, chegando a 3,6 mil kg só em 2022. Uma prova que a cartilha pode impactar a realidade de muitos municípios brasileiros e aumentar o consumo da carne suína nas escolas brasileiras.

Conheça a cartilha e a lâmina nutricional

As receitas da cartilha de alimentação escolar estarão disponíveis no site Escolha mais carne suína. Você pode conferir acessando o link ou direto pelo link ao lado das fotos! Que tal fazer uma das receitas em casa e descobrir que a merenda escolar pode ser deliciosa e rica para as crianças do nosso Brasil? Conheça o cardápio e a cartilha:

ppt cartilha final 1

Confira também a lâmina nutricional produzida para as nutricionistas!

Lamina Nutricional Mockup 1320x1132

Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS)

Última modificação em Quinta, 17 Agosto 2023 10:09