Quarta, 20 Março 2024 10:20

ABCS debate pautas prioritárias do setor com o Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA

(1 Voto)

favesu 2024

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS) participaram de uma agenda na manhã da última terça-feira, 12 de março, na Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A reunião contou com a presença do Secretário de Defesa Agropecuária da pasta, Carlos Goulart, e representantes das duas associações, trazendo importantes discussões e planejamentos para o setor.

Na oportunidade, a Diretora Técnica da ABCS Charli Ludtke apresentou os resultados da quinta e última etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas, destacando a importância de manter o plano de erradicação da doença, visando tornar o Brasil livre de PSC em todo seu território.

Ainda, entre os principais destaques do encontro, o Secretário reforçou que as publicações referentes as normas para Granjas de Reprodutores Suínos Certificadas (GRSC) e Centro de Coleta e Processamento de Sêmen de Suíno (CCPS) está em fase final, e tem previsão para serem publicadas em breve.  A diretora da ABCS, explicou que a audiência com o MAPA também teve o objetivo de buscar priorizar alguns temas, com objetivo de dar mais agilidade na publicação de novas normas para fábricas de ração, GRSC e Centrais de Sêmen.

Além disso, as entidades reforçaram a importância da Estação Quarentenária de Cananéia (EQC), que desde 2015 a ABCS em conjunto com a ABEGS e o MAPA estabeleceram o Acordo de Cooperação Técnica, uma parceria público-privada, que permitiu a reforma, ampliação e manutenção da EQC. Durante a reunião, o Secretário expressou a importância dessa parceria público-privada ao país e o interesse em agendar uma visita à EQC acompanhado pelos partícipes do ACT e pelo Ministro, ainda no primeiro semestre.

Com intuito de manter o trabalho conjunto entre as entidades e o MAPA, durante a tarde, a ABCS e a ABEGS também estiveram reunidas com o diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA, Eduardo de Azevedo e equipe, para reforçar as pautas apresentadas. Na oportunidade Ludtke destacou a ampliação das exportações de reprodutores suínos, a manutenção da parceria público-privada na EQC, a publicação de atos normativos importantes e a definição de estratégias para o avanço da Zona Livre de Peste Suína Clássica. “Todas as ações discutidas são fundamentais e estruturantes para a preservação da saúde animal e para o crescimento do mercado brasileiro”, concluiu.

Para o 1º Secretário da ABEGS, Nevton Brun as agendas em conjunto com a ABCS foram essenciais para debater as prioridades do setor junto ao MAPA. “Temos que estar mais próximos do Ministério, da Secretaria, do DSA, e sempre reforçando as demandas para o bom andamento das nossas atividades”.

Fonte: Site ABCS

Última modificação em Quarta, 10 Abril 2024 16:14