Quarta, 27 Março 2024 13:50

AVES participa de Audiência Pública do MAPA sobre classificação de ovos

DSC00034

A Secretaria de Defesa Agropecuária - SDA, do Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA, realizou, no último dia 7 de março, uma Audiência Pública a fim de obter subsídios e informações para a avaliação das tabelas de classificação de ovos por peso.

A Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) participou, juntamente com seus associados, do encontro que foi virtual e reuniu representantes de organizações não governamentais, outras entidades setoriais como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Instituto Ovos Brasil (IOB), e ainda instituições acadêmicas e de pesquisa e público em geral.

A linha de defesa das entidades participantes foi apresentada tendo como objetivo principal simplificar a classificação de ovos, ampliando o intervalo entre as faixas de peso para 10g, resultando na redução do número de faixas de classificação e facilitando a escolha do consumidor final. Além disso, o pleito setorial apontou a simplificação como facilitador da padronização das inspeções, uma vez que serão menos categorias a serem vistoriadas.

.