Quinta, 22 Agosto 2024 16:55

Produzindo histórias: Idaf lança campanha de valorização de produtos inspecionados

Campanha

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) publicou, nesta segunda-feira (5), o primeiro vídeo da campanha “Produzindo Histórias”, conduzida pelo órgão, que reúne depoimentos de representantes de agroindústrias registradas no serviço de inspeção oficial.

De acordo com o diretor-geral do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, o Instituto desenvolve um trabalho essencial para garantir a qualidade sanitária dos produtos que chegam à mesa da população. “É importante conferir visibilidade a esse trabalho e, sobretudo, valorizar esses pequenos produtores, que entendem a responsabilidade do que entregam diariamente a milhares de famílias”, pontuou Monteiro.

A campanha

A campanha “Produzindo Histórias” contempla sete vídeos, com histórias de agroindústrias de pequeno porte de produtos de origem animal registradas no Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp) ou incluídas no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES).

Segundo a subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, Carolina Dadalto Borgo, participam desta campanha agroindústrias das diferentes categorias, de vários municípios, de modo a representar a diversidade da produção no estado. “O Espírito Santo é muito rico em culturas, tradições e sabores. Com o trabalho do Idaf, em parceria com os municípios, já foram regularizadas 90 agroindústrias de pequeno porte, que juntas somam mais de 650 produtos comercializados. Esperamos que, conhecendo as histórias, a sociedade valorize ainda mais as agroindústrias de pequeno porte de produtos de origem animal do Espírito Santo, pois eles fazem um trabalho sério e de qualidade”, destacou Carolina Dadalto.

O primeiro vídeo traz a experiência da agroindústria Queijaria Itaiobaia, localizada na Serra, registrada no Siapp. Os proprietários Solange e Jerzio Miranda decidiram repensar a vida profissional e empreender. No depoimento eles compartilham a trajetória que traçaram, a inovação com o autoatendimento e refletem sobre a importância das análises laboratoriais constantes.

Os outros episódios serão publicados semanalmente e poderão ser acompanhados nas redes sociais oficiais do Idaf, no Instagram e no YouTube.

Produtos inspecionados

Todo produto de origem animal (carne, leite, pescado, mel, ovos e seus respectivos derivados) obrigatoriamente deve ter sua produção inspecionada para que estejam adequados para consumo. Cabe ao Serviço de Inspeção Oficial (municipal, estadual ou federal) fiscalizar abatedouros e indústrias, garantindo que os alimentos estejam em condições adequadas de consumo.

A gerente de Agroindústria de Pequeno Porte do Idaf, Erica Machado Mendes de Andrade, explica que, no Espírito Santo, a atuação do Serviço de Inspeção Oficial em âmbito estadual compete ao Idaf, seja por meio do Siapp ou do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

Banco de projetos

A campanha “Produzindo Histórias” integra o projeto “O audiovisual como ferramenta de promoção do desenvolvimento rural sustentável”, selecionado em 2021 pelo Banco de Projetos de Pesquisa da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A proposta apresentada teve como foco a produção de material audiovisual voltado aos serviços desenvolvidos pelo Idaf.

Confira o primeiro episódio da campanha aqui.

Por: Assessoria de Comunicação do Idaf
Texto: Francine Castro