Sexta, 17 Novembro 2017 09:41

Qualificases debate climatização das granjas como forma de promover o bem-estar e a melhoria do desempenho dos suínos

DSC 0070

Fernando Oliveira

Produtores e funcionários de granjas de suínos participaram no dia 09/11, do último módulo do Qualificases 2017, realizado no Restaurante Santa Luzia em Conceição do Castelo-ES. A palestra teve como tema "Ambiência: Um aliado do bem-estar animal", e foi ministrada por Fernando Oliveira, Gerente de Negócios da Plasson. O encontro reuniu um total de 40 participantes.

Antes do início da palestra, o Diretor Executivo da ASES, Nélio Hand informou aos presentes que a data era especial, em virtude de ser também o aniversário de 38 anos da Instituição. Em seguida passou a palavra ao Presidente José Puppin, que parabenizou os associados e reforçou a importância da Associação ao longo de todos esses anos. “Faço parte da Associação, desde o momento da sua criação no ano de 1979, e posso afirmar que grande parte de todas as melhorias alcançadas para suinocultura capixaba só foram possíveis graças ao papel relevante que a ASES desempenha em meio ao segmento”, disse.

Boa alimentação, alojamento adequado, cuidados com sanidade, biosseguridade e conforto térmico, segundo Fernando esses são os primeiros passos quando se fala em bem-estar animal. “Num ambiente controlado pode se obter bem-estar animal somado a melhores resultados zootécnicos”, disse.

O palestrante explicou que os suínos necessitam de diferentes temperaturas, de acordo com cada fase de suas vidas, e o ideal é que essas temperaturas se mantenham em valores lineares. Ele afirmou que quando isso não ocorre, o animal tem dificuldade em suportar as variações de amplitude térmica, em que num mesmo dia faz frio e calor, algo muito comum nas granjas do Brasil, inclusive no Espírito Santo.

“Essas temperaturas inadequadas causam estresse térmico nos animais. Quando a temperatura está alta, os sinais característicos visualizados são o aumento da frequência respiratória, a falta de apetite e o maior consumo de água”, explicou.

Fernando também apontou que dentre as possíveis soluções para a questão, a climatização das granjas se torna uma excelente opção. “A climatização tende a promover 6 efeitos positivos, que são: volume de ar adequado, tanto em temperaturas quentes como em frias; boa renovação de ar; resfriamento de ar; umidade relativa adequada; velocidade do ar adequada para cada fase do animal e sensação térmica ideal. Casos de sucesso apontam que após a climatização foi possível obter um maior ganho de peso dos leitões, diminuição de mortalidade além da melhoria de mais de 12% na conversão alimentar. A melhor parte, é que o investimento com a climatização, está em torno de 12 a 15% do investimento total do empreendimento, um valor pequeno quando comparado aos benefícios”, destacou.

Durante o debate, Nélio Hand destacou a importância do tema sob o ponto de vista do bem-estar animal, ressaltando o trabalho que vem sendo feito a nível nacional, coordenando pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). “Aqui no Espírito Santo, pelo segundo ano consecutivo, estamos realizando treinamentos em práticas de bem-estar animal nas áreas de produção, transporte e abate, e vemos a convergência do que foi apresentado aqui, que além de atender uma demanda cada vez mais recorrente do mercado consumidor, mostra ganhos ao produtor”, disse.

Fonte: ASES