Terça, 08 Setembro 2015 13:19

ABPA debate proposta de criação de grupo latinoamericano contra a IA

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra e o diretor de produção da entidade, Ariel Antônio Mendes, participarão na próxima semana de uma série de encontros da Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA), durante o XXIV Congresso Latinoamericano de Avicultura, em Guayaquil (Equador).

Na ocasião, Turra – que também é vice-presidente da ALA - e Mendes tratarão da adoção de medidas conjuntas entre os países produtores de carne de frango, ovos e outros produtos avícolas, para prevenção e combate – na ocorrência de focos – a Influenza Aviária.

Uma das ideias é a criação de um comitê que envolva representantes das empresas e dos governos, para adoção de medidas conjuntas.
Para a contextualização do debate, serão realizadas uma série de apresentações, que tratarão dos prejuízos e das medidas tomadas pelos países que já enfrentaram o problema, como é o caso do México e dos Estados Unidos.

“Embora nunca tenhamos registrado qualquer foco da doença, precisamos permanecer vigilantes e intensificar as ações de prevenção contra Influenza Aviária. Neste sentido, a consolidação de ações conjuntas entre os países produtores poderá tornar mais efetiva a estratégia de ‘blindagem’”, destaca Turra.

As reuniões da ALA acontecerão na segunda e na terça-feira – quando deverá ser emitido um documento com o posicionamento da associação quanto à estratégia de prevenção à enfermidade.

Fonte: ABPA