Sexta, 06 Janeiro 2017 11:48

Vendas em Balcão beneficiam 2 mil criadores rurais do estado

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio da Superintendência Regional da Paraíba, beneficiou, no período de janeiro a dezembro de 2016, cerca de 2 mil pequenos criadores paraibanos com mais de 14 mil toneladas de milho em grãos, ofertados a preço de mercado por meio do Programa de Vendas em Balcão.

O produto foi adquirido por criadores de pequeno porte de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos e agroindústrias de pequeno porte de cerca de 160 municípios de diferentes regiões do estado, que utilizam o grão na ração animal.

O Programa de Vendas em Balcão permite o acesso dos pequenos aos estoques oficiais do governo, por meio de vendas diretas a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais, atualizados quinzenalmente. Em 2016, o preço ficou entre R$ 43,08 e R$ 65,22 a saca de 60 quilos, com limite de 10 toneladas por mês por criador.

Para participar, é necessário fazer um registro prévio no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (SICAN), disponível no site da Conab. Depois, é preciso apresentar em alguma unidade da Conab copia do RG e do CPF, comprovante de identificação, endereço e qualificação de suas atividades e escala de produção/consumo.

A Conab aceita documentos de outros órgãos de extensão rural ou das entidades de classe pertinente. No caso dos criadores de bovinos, também é necessária a apresentação de comprovante de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. O pagamento é realizado à vista, via Guia de Recolhimento da União (GRU). As vendas de 2016 já estão encerradas.

Fonte: Conab