Notícias

19 Dez

44ª Reunião Ordinária do COESA-ES debate biosseguridade, vigilância sanitária e elege nova diretoria

Publicado em: 19 Dez 2025

44ª Reunião Ordinária do COESA-ES debate biosseguridade, vigilância sanitária e elege nova diretoria

 

O Comitê Estadual de Sanidade Avícola do Espírito Santo (COESA-ES) realizou, no dia 18 de dezembro de 2025, a sua 44ª Reunião Ordinária, reunindo representantes de órgãos e entidades públicas e privadas ligadas à cadeia produtiva avícola, à defesa sanitária, ao ensino e à assistência técnica.

Durante o encontro, foram discutidos temas estratégicos para o fortalecimento da sanidade avícola no estado. Entre os principais pontos da pauta esteve a legislação de biosseguridade aplicada a criações com menos de 1.000 aves, análises laboratoriais de  vigilância ativa, habilitação de médicos-veterinários privados para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) de galinhas de descarte. A reunião também contemplou a análise da nota técnica do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) referente aos critérios de indenização em casos de Influenza Aviária e Doença de Newcastle, que causou surpresa ao setor.

Durante a 44ª Reunião Ordinária, foi ainda realizada a eleição da diretoria do COESA-ES para o quadriênio 2027/2029, ficando definida da seguinte forma: Leandro de Carvalho Marinho (Idaf) como presidente, Lidiane Gomes dos Santos (Faes) como vice-presidente e Carolina Covre (AVES) como secretária.

A composição do COESA-ES permanece formada por representantes titulares e suplentes de cada órgão ou entidade, pública ou privada, assegurando a representatividade dos diferentes segmentos da avicultura e das instituições envolvidas com a sanidade animal no Espírito Santo.

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo