Notícias
ABCS inova e une sistema em iniciativa para adaptação do novo momento digital
Publicado em: 26 Jun 2020
A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), sempre comprometida com a evolução da cadeia e diante de uma realidade complexa que se fez presente devido à pandemia, implementou algumas mudanças e trouxe novidades que vem para aproximar as associações afiliadas da nova realidade cada vez mais inserida no mundo digital.
O momento exige adaptação e união, mesmo que distante e na suinocultura não é diferente. Assim que foi divulgado o avanço da Covid-19 no mundo, o setor teve de concentrar seus esforços para continuar garantindo que o alimento chegasse até a mesa dos brasileiros e que isso fosse feito com segurança. Por isso, a ABCS se mobilizou para auxiliar o trabalho de granjas, frigoríficos e agroindústrias produzindo materiais orientativos para intensificar os cuidados nos processos de produção e comercialização de suínos. Acesse aqui.
No âmbito interno, priorizando a proximidade com o sistema o atendimento às principais necessidade da cadeia, a ABCS também ajustou seu planejamento e renovou a sua forma de atuação realizando reuniões de alinhamento do trabalho da entidade por meio de videoconferência junto às afiliadas, com presidentes e gestores, levando semanalmente dados atualizados e espaço para discussões sobre o cenário atual, buscando manter a comunicação com o setor e acompanhar o andamento da situação para estabelecer estratégias e trazer equilíbrio para a cadeia.
Outra medida importante realizada pela ABCS, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) foram os treinamentos com presidentes e gestores das associações afiliadas e com os colaboradores do escritório em Brasília. Foram realizadas capacitações para orientar as associações quanto à utilização de ferramentas de videoconferência e outras mídias digitais, além de consultorias para melhoria da comunicação em redes sociais, reunião de atualização do status técnico e político do setor, palestra sobre medidas de segurança nas rotinas de trabalho e em casa para evitar a disseminação da Covid 19, com o médico veterinário e consultor da ABCS, Iuri Machado e também a palestra sobre a qualidade nutricional da carne suína, com as nutricionista Thaliane Dias e Gleiva Staciarini. A entidade vai continuar realizando capacitações e somado ao que já foi feito, também vai presentear gestores das afiliadas com uma mentoria para líderes, com o palestrante e coach Jairo Martiniano.
As ações direcionadas ao sistema ABCS foram recebidas com satisfação, como relatou o gestor da Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (Ases), Nélio Hand. “O trabalho da ABCS vem contribuindo muito e reforçando as ações que realizamos em prol da suinocultura capixaba, inclusive neste momento onde tivemos e continuamos buscando soluções frente à pandemia da covid-19. As dificuldades motivaram ainda mais o trabalho conjunto dos gestores das entidades estaduais e regionais na busca dessas soluções e a associação brasileira encampou as ideias e vem apoiando esse importante trabalho que todos estão realizando para manter a suinocultura brasileira produzindo”.
A gestora da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap), Fabe Rodrigues, participou de todos os encontros e afirmou ter superado suas expectativas com relação a forma como a ABCS conduziu esse novo momento. “Em todas as situações, observo e vivencio a ABCS manter laços estreitos com suas afiliadas, a fim de resolver a coisas e alcançarem objetivos em prol da cadeia. A respeito das ações desenvolvidas para os gestores, reitero o quanto temos no sentido amparados pelo sistema ABCS e, apesar de encontros virtuais, nunca estivemos tão perto e tão unidos como agora. A meu ver, a ABCS se sobressaiu com mais este desafio, impactada pela pandemia, para eles não houve meio termo, abraçaram com o empenho, compromisso, esforço e dedicação de sempre”.
Já no âmbito externo, a ABCS participou de diversas discussões nacionais e internacional em Webinars e Lives e também liderou a realização desses encontros virtuais a fim de obter um panorama da suinocultura diante da pandemia e compartilhar essas informações não só com integrantes do setor, mas também com todos os públicos de interesse.
Os debates trouxeram temas diversos como: atualizações, desafios e oportunidades na suinocultura, trazendo a experiência da suinocultura nos Estados Unidos e na Espanha, mudanças no perfil do consumidor, comunicação no agronegócio, tendências de mercado e consumo, produção e abastecimento interno da carne suína, mulheres na suinocultura, dicas de preparo da proteína suína e perspectivas para o mercado mundial de suínos.
Novas Séries de Webinars
A entidade também convidou toda a cadeia de valor para participar de um conjunto de Webinars que estão sendo realizados em parceria com o portal 333 Brasil. Os encontros foram distribuídos em 3 séries com os temas “Desafios para o enfrentamento da Covid-19”, “Atualizações frente à bioseguridade, bem-estar animal e antibióticos” e “Aprendizados no controle populacional de javalis, PSC e PSA”.
Dois Webinars já foram realizados. Confira as matérias sobre os eventos no site da ABCS e acesse o cronograma completo com a programação dos próximos webinars.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, ressaltou a importância da união da cadeia nesse tipo de iniciativa. “Esses encontros virtuais ajudam no desenvolvimento de estratégias para garantir a continuidade do trabalho do setor, trazendo mais conhecimento e mais qualidade para os processos, além de tornar mais conhecido o trabalho de cada elo”, explicou Marcelo.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo