Notícias
ABCS participa de audiência com a Ministra da Agricultura
Publicado em: 13 Nov 2019

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, participou de reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina para discutir o Plano Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC). A audiência ocorreu na última segunda (11/11), na sede da pasta, em Brasília, e contou também com a presença do secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, do diretor do departamento de saúde animal e insumos, Geraldo Moraes, além das entidades do setor produtivo.
O Plano Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC) foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no último dia 31 de outubro e tem como objetivo erradicar a doença na zona não livre (ZNL) do Brasil e reduzir as perdas diretas e indiretas causadas pela doença. “Precisamos atuar de forma conjunta, com a participação dos estados, da iniciativa privada e claro da União”, disse a ministra Tereza Cristina sobre realização do Projeto.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes explica que a execução do Plano compartilhará responsabilidades entre todos os elos da cadeia e que a fiscalização intensiva e correta nas áreas de fronteiras é essencial. “O Ministério está atuando junto aos estados para fomentar as barreiras sanitárias, o objetivo é aumentar a fiscalização, principalmente da zona não livre para a zona livre. Na audiência com a ministra ficou claro que esta ação exige uma equipe de fiscais mobilizada na região do nordeste, trabalhando e seguindo as normas de biossegurança”.
O Plano foi dividido em três zonas e contempla 11 estados do Nordeste e do Norte (Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima). A previsão é começar com um projeto piloto em Alagoas. A região de implementação do Plano representa cerca de 50% do território brasileiro, onde se encontra, aproximadamente, 18% do rebanho suíno nacional, distribuído em mais de 300 mil estabelecimentos rurais, predominantemente de pequenos produtores familiares.
Ainda na reunião, a Ministra disse que visitará os estados do Nordeste no próximo mês para uma agenda positiva e também para fomentar as ações do Plano.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo