Notícias
ABCS traz atualizações sobre normativa de Bem-estar Animal em palestras técnicas
Publicado em: 29 Jul 2021

Buscando sempre trazer atualizações para as associações e frigoríficos contribuintes com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), irá promover uma série de palestras a respeito da Instrução Normativa 113, que estabelece padrões de boas práticas de manejo e bem-estar animal na suinocultura, com o objetivo compartilhar informações e preparar os produtores para as mudanças previstas na norma. A IN está em vigor desde fevereiro de 2021, mas apesar de existirem prazos distintos para adequação aos parâmetros estabelecidos, é essencial manter o diálogo aberto, tanto para elucidar a norma quanto para reforçar a importância de sua implementação.
Para a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, o grande benefício desta normativa para a suinocultura é reduzir os fatores estressantes para os animais, contribuindo assim para a manutenção do bem-estar, da saúde e dos índices de produtividade nas granjas. “Além de também aprimorar o setor em relação a segurança do alimento, alimentação animal, uso prudente de antibióticos e trazer segurança jurídica. A norma vem para somar, serão novos tempos de adequação e reestruturação, construindo uma suinocultura cada vez mais sustentável. Uma harmonização importante para o mercado nacional e internacional.”
As palestras técnicas serão conduzidas pelo médico veterinário, Iuri Pinheiro Machado, que trará a norma com mais clareza, focando nos itens considerados na publicação a respeito do manejo e instalações, prazos estabelecidos para cada item, além de abordar o que o varejo brasileiro tem colocado como parâmetro para os fornecedores de carne suína. A primeira palestra acontecerá nesta quinta-feira (29), e será ministrada para a Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (ASES). Na sequência, o cronograma prevê que a ação aconteça para a Associação de Suinocultores do Distrito Federal (DFSuin), para o Gran Corte Alimentos, e para a Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap) durante o mês de agosto, e também para a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), e para os frigoríficos Saudali e Suinco posteriormente.
Para os contribuintes que tenham interesse no tema, basta entrar em contato com a área de projetos da ABCS para fins de agendamento. Manter os produtores atualizados sobre o mundo da suinocultura e munidos de conhecimento é uma das maiores preocupações da ABCS, que está disponível em todos as suas áreas de atuação em prol da suinocultura brasileira.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo