Notícias
ALA celebra 50 anos de trabalhos pela avicultura continental
Publicado em: 24 Abr 2020
Representantes das diversas organizações de produtores e exportadores de nações produtoras avícolas celebram hoje os 50 anos de fundação da Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA) entidade que congrega todas as entidades dos países produtores de aves, ovos e material genético avícola da América Latina.
Fundada em 23 de abril de 1970 em Buenos Aires (Argentina), a ALA comemora meio século de existência com histórias de pioneirismo e importantes conquistas, fundamentada no estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento da ciência avícola, à produtividade setorial e unificação e esforços para o desenvolvimento da avicultura da América Latina.
Atualmente com sede em San José, na República Dominicana, a entidade fomenta o desenvolvimento setorial por meio de debates técnicos e de mercados, campanhas setoriais e a realização de grandes eventos, como o OVUM (antigo Congresso Latinoamericano de Avicultura).
Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra também é vice-presidente da ALA. Ele destaca que a América Latina é um dos principais alicerces para a avicultura global e que, neste sentido, o trabalho altamente profissionalizado empregado nos diversos polos do continente, com foco em eficiência produtiva, qualidade, preservação do status sanitário e bem-estar animal coloca os países membros na vanguarda mundial, sob diversas perspectivas.
“A ALA é o palco da integração dos esforços para estas conquistas. Desde os anos 70, fortes investimentos em pesquisa e desenvolvimento setorial permitiram à avicultura latino-americana se transformar em uma das mais avançadas do mundo. Não por coincidência, em 1970 era fundada a ALA”, conclui.
Além de Turra, a ALA contou com outros brasileiros no comando. É o caso de Ariel Mendes (ex-diretor de relações institucionais da ABPA e atual coordenador do Fórum Paulista do Agronegócio), que já ocupou o cargo de presidente da ALA. Além de Mendes, também foram presidentes da entidade Alfonso Back e de Laurisnton Von Schmidt, que também fundou a antiga União Brasileira de Avicultura (UBA).
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo