Notícias

07 Ago

Alimentos têm o menor preço em quase seis anos, aponta FAO

Publicado em: 07 Ago 2015

Alimentos têm o menor preço em quase seis anos, aponta FAO
Fonte: AviSite

Recuando de forma contínua desde o primeiro semestre do ano passado, em julho último o Índice de Preços dos Alimentos da FAO caiu à marca dos 164,6 pontos, um dos mais baixos níveis dos últimos seis anos. Na prática, retrocedeu-se ao mesmo nível registrado em agosto de 2009, mês em que o Índice ficou em 164,5 pontos.

De acordo com a FAO, a baixa ocorrida no mês – de apenas 1,04% sobre o mês anterior, mas de 19,4% sobre julho de 2014 – resulta, sobretudo, do menor preço de lácteos e gorduras vegetais. Nestes casos a baixa foi tão incisiva que neutralizou os ganhos (pequenos) obtidos por cereais e açúcar.

Já os preços das carnes permaneceram estáveis, com variação de apenas 0,3% sobre junho último. Mas essa estabilidade – fique claro – só prevalece em relação ao mês anterior, pois, comparativamente a julho de 2014 observa-se queda de 15,44% no preço médio.

A menor perda, aqui, é da carne bovina, cujo preço em julho foi somente 3,77% menor que o de um ano atrás. “Somente”, explica-se, porque o recuo das carnes de frango e suína foi bem maior – de 14,82% e de 27,06%, respectivamente.

O preço da carne de frango, especificamente, mantém-se estável há três meses. Mas o valor apontado para julho pode sofrer correção, porquanto a própria FAO esclarece que os indicadores de preço das carnes são preliminares.

Levando em conta que, caso do frango, o preço médio é definido, sobretudo, pelas exportações do Brasil (maior parcela de participação no mercado mundial) e que em julho o preço médio do produto brasileiro sofreu redução superior a 2% é inevitável contar-se com uma futura correção para baixo.

 

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo