Notícias

30 Mai

AVES e ASES participam de seminário sobre mercado de trabalho no meio rural

Publicado em: 30 Mai 2025

AVES e ASES participam de seminário sobre mercado de trabalho no meio rural


 

Nesta quarta-feira, 28/06, as associações AVES e a ASES participaram do Seminário “O Mercado de Trabalho na Indústria Granjeira e no Turismo Rural", realizado pelo Governo do Espírito Santo através da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). O evento aconteceu no Centro de Vivência da Terceira Idade, em Santa Maria de Jetibá.

O Seminário foi uma ação do Projeto de construção do Observatório do Trabalho do Espírito Santo (OTES) e teve como objetivo ser espaço de escuta, troca de experiências e construção coletiva de soluções que possam contribuir para o fortalecimento da cadeia da avicultura e o turismo rural capixaba, com geração de emprego, renda e qualidade de vida para a população.

“A realização do Seminário ‘O Mercado de Trabalho na Indústria Granjeira e no Turismo Rural’ reforça a necessidade de aprofundar o debate sobre um importante gargalo enfrentado pela avicultura e suinocultura capixabas: a qualificação e a retenção da mão de obra. Esse evento converge com as reflexões iniciadas no Seminário ‘Desafios com a Mão de Obra’, promovido no último dia 8 de maio pelas associações dos Avicultores e Suinocultores do ES. É fundamental construirmos soluções integradas que valorizem os profissionais, qualifiquem os jovens e fortaleçam nossos territórios”, destaca Nélio Hand, diretor executivo da AVES e da ASES.

Reunindo profissionais do setor produtivo, profissionais da educação e da assistência técnica, gestores públicos, trabalhadores e trabalhadoras, além de demais atores sociais, o Seminário iniciou com a palestra “O Cenário do Trabalho no Espírito Santo”, conduzido por Antônio Ricardo Freislebem da Rocha, Diretor Setorial de Integração e Projetos Especiais do IJSN. A apresentação trouxe um panorama dos principais indicadores de emprego no estado, destacou setores com escassez de mão de obra e discutiu os impactos da automação nas dinâmicas laborais.

Em seguida, o gerente técnico do SENAR – ES, Murilo Pedroni, falou sobre “O Futuro do Trabalho nas Granjas". O foco foi o mercado de trabalho no setor granjeiro, a importância da formação técnica, além de oportunidades para a inserção de jovens nesse segmento produtivo.

Dando continuidade à programação, houve a palestra “Perspectivas do Turismo Rural como Ferramenta de Valorização Cultural e Desenvolvimento Local", conduzida por José Antônio Buffon, economista e professor da UFES, e Ednilson Filipe, Pró-reitor de Extensão da UFES. A fala girou em torno da valorização da identidade, tradição e cultura como atrativos turísticos, a criação de experiências autênticas que geram renda e a apresentação de boas práticas para o fortalecimento dos territórios rurais.

O Seminário teve o apoio da Prefeitura de Sta. Mª. de Jetibá, SENAR, IFES, UFES, SICRED e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo