Notícias
AVES e Idaf se unem para agilizar registro de granjas avícolas do Espírito Santo
Publicado em: 29 Fev 2016

A Associação dos Avicultores do Estado do Estado do Espírito Santo (AVES), em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) tem realizado atendimentos individualizados junto aos avicultores capixabas com o objetivo de orientá-los sobre os procedimentos para regulamentação de seus estabelecimentos.
Os primeiros atendimentos ocorreram no dia 23/02 em Santa Maria de Jetibá sendo destinados aos produtores de postura comercial e no dia 25/02 em Marechal Floriano para os produtores de frango de corte.
O atendimento é realizado individualmente com os proprietários e responsáveis técnicos das granjas. De acordo com o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza Rangel, o registro das granjas comerciais é extremamente importante. "Esperamos, com isso, melhorar ainda mais o nível do plantel capixaba. A adequação dos estabelecimentos avícolas é fundamental para garantir as condições mínimas de biosseguridade, prevenindo a introdução de doenças de impacto sanitário e econômico”, diz.
A médica veterinária do Idaf, Luciana Fischer, explica que neste momento estão sendo atendidos os produtores e responsáveis técnicos de estabelecimentos que já iniciaram o processo de regularização, mas estão com pendências ou inconformidades para efetivação do registro. “Em uma próxima etapa, pretendemos ampliar o atendimento para granjas que ainda não iniciaram o processo junto ao Instituto”, informa.
Segundo o diretor executivo da AVES, Nélio Hand, o trabalho realizado junto ao Idaf é fundamental para dar andamento aos trâmites dos processos que se encontram paralisados. “Em reuniões anteriores já haviam sido feitos levantamentos onde as propriedades foram niveladas em baixo e médio risco. Neste momento estamos verificando quais os impedimentos de cada granja no que diz respeito à concessão do registro. O objetivo principal é dar maior agilidade ao processo, em cumprimento à determinação de registro do Ministério da Agricultura e estejam em dia com essa obrigatoriedade”, salienta.
Hand também afirmou que a AVES está ajustando cronograma com o Idaf para que aconteçam atendimentos uma vez a cada semana, nos próximos meses. “Além de Santa Maria de Jetibá, Marechal Floriano e Domingos Martins, também iremos atender as demandas dos municípios de Venda Nova do Imigrante, Linhares, Conceição do Castelo, Castelo, Alfredo Chaves, entre outros”, disse.
Atualmente o registro de estabelecimentos avícolas comerciais junto ao órgão de defesa sanitária animal é uma exigência do Ministério da Agricultura. O procedimento é importante para garantir que sejam adotadas medidas de controle que visem à preservação da saúde do plantel. No estado existem cerca de 170 processos protocolados junto ao Idaf.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo